Chamada de artigos

2023-10-24

Editor Temático: 

Professor Doutor João Mattar
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC–SP); Universidade Santo Amaro (Unisa).

Presidente da Associação Brasileira de  Educação a Distância

Brasil

 

O tema do volume 7, nº 1 da RE@D (Revista de Educação a Distância e eLearning) versa sobre cursos de mestrado e doutorado a distância. Pretende-se promover o debate sobre a existência e investigação de cursos de pós-graduação a distância ofertados em Portugal e no exterior.

As abordagens apresentadas podem incidir sobre aspetos como: estabelecimento de parcerias e redes; estrutura curricular dos cursos; corpo docente; infraestrutura; ambientes virtuais de aprendizagem; orientação; vagas; relação orientador/orientandos; orientação a distância, tutoria; polos de apoio presencial; avaliação da aprendizagem; controle de qualidade; e aspetos financeiros.

Os artigos apresentados para este número da RE@D podem adotar abordagens quantitativas, qualitativas ou mistas.

 As metodologias das investigações podem envolver análise da legislação sobre a oferta de cursos de mestrado e doutorado a distância em diferentes países; revisões de literatura sobre o tema; análise documental de cursos selecionados; aplicação de questionários e entrevistas a gestores, professores, alunos e ex-alunos desses cursos; observação direta e aplicação de entrevistas em visitas a instituições que oferecem esses cursos; e produção de relatórios com análises e sínteses das avaliações.

 Dentre os resultados esperados dos artigos apresentados, podem ser mencionados: quadros comparativos entre a legislação, os critérios e os instrumentos de avaliação e controle de qualidade dos cursos de mestrado e doutorado a distância em diferentes países; mapas com as parcerias, redes e ofertas em formas associativas desses cursos no exterior; relatórios com a análise e síntese das avaliações realizadas desses cursos; compilações e avaliações das principais tecnologias utilizadas nos cursos selecionados; caracterização do corpo docente dos cursos; e análise do tipo de conteúdo utilizado nesses cursos.

Datas importantes:

Submissão de propostas: até 31 de dezembro de 2023

Notificações aos autores: até 1 de março de 2024

Submissão de artigos finais: até 15 de maio de 2024

As propostas, sujeitas a revisão por pares, deverão ser submetidas em  https://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read, devendo os autores omitir a sua identificação e afiliação.