O (diário) jornal de pesquisa e a abordagem multirreferencial na formação de pesquisadores-autores na Pós-graduação stricto-sensu
DOI :
https://doi.org/10.34627/redvol7iss1e202402Mots-clés :
Educação Online; Ciberpesquisa-Formação; Jornal de PesquisaRésumé
Neste trabalho, fruto de uma pesquisa-formação realizada no âmbito da disciplina “Produção do conhecimento na Contemporaneidade”, no curso de Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, procuramos discutir a importância da formação de pesquisadores na produção de dados na pós-graduação stricto sensu. É nesse contexto, fundamentado pelos princípios da Educação Online e da multirreferencialidade, alinhados à abordagem da Ciberpesquisa-Formação, que discutiremos o jornal de pesquisa como dispositivo formativo. Nessa perspectiva, o jornal de pesquisa no formato blog, teve um papel estruturante na elaboração dos objetivos e questões de estudo dos projetos de pesquisa dos discentes e o compartilhamento de informações e interações entre os sujeitos e pesquisadores associados. Portanto, o jornal de pesquisa, articulado à mediação docente e as interações assíncronas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, proporcionou a formação de pesquisadores na produção de dados de suas pesquisas na cibercultura.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© MARISTELA MIDLEJ SILVA DE ARAUJO VELOSO, Tatiana Stofella Sodré Rossini, Edméa de Oliveira Santos 2024

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Os autores conservam os direitos de autor pelo seu trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
