Decoding futsal defensive game situations through the eyes of coaches
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.37005Palavras-chave:
Visual behaviour, Gaze location, Ecological Dynamics, Decision-making, Qualitative approachResumo
Resumo
Objetivo: Este estudo teve como objetivo caraterizar e interpretar, pela ótica de treinadores de futsal de elite, a informação crítica sobre diferentes situações defensivas do jogo de futsal (i.e., organização defensiva, esquemas táticos defensivos, defesa estratégica). Métodos: Foram seleccionados dez treinadores de futsal especialistas (idade: 48,30 ± 5,85 anos; experiência 18,10 ± 4,12 anos), que atualmente treinam equipas de futsal de elite. Foram seleccionados trinta e sete vídeos, relacionados com diferentes situações de defesa. Os dados qualitativos foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas e analisados por análise de conteúdo. Resultados. Os resultados mostraram que os treinadores especialistas identificaram e interpretaram diferentes constrangimentos de informação, identificando as possibilidades de ação que surgem no contexto ambiental do jogo. Assim, quando os treinadores pretenderam caraterizar a informação defensiva, centraram-se na compreensão da informação relacionada com a defesa e as estratégias inerentes ao mesmo. Nas situações defensivas, 4 vs 5 e 3 vs 4, em que se verificou uma inferioridade numérica, a defesa foi zonal, recorrendo a saltos de marcação de forma a criar constrangimentos ofensivos aos adversários. Conclusões: Os constrangimentos informativos que sustentam as percepções dos treinadores especialistas para cada momento do jogo defensivo foram específicos, tendo em conta as circunstâncias do jogo.
Deste modo, salientamos a necessidade dos cursos de treinadores de Futsal se centrarem na interação entre o conhecimento sobre o meio e o conhecimento do meio.
Palavras-chave: Comportamento visual; Localização do olhar; Dinâmica ecológica; Tomada de decisão.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Sílabas Didáticas. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.