Diretrizes para atuação de profissionais de educação física no contexto da COVID-19

Autores

  • Ana Elisa Messetti Christofoletti Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Rio Claro
  • Raiana Lídice Mór Fukushima Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Rio Claro
  • Hudson Fabricius Peres Nunes Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Rio Claro
  • Claudio Joaquim Borba-Pinheiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Tucuruí https://orcid.org/0000-0002-9749-5825
  • Andreia Cristina Metzner Centro Universitário UNIFAFIBE – Bebedouro
  • Mayra Matias Fernandes Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Rio Claro
  • Alexandre Janotta Drigo Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.27709

Palavras-chave:

protocolos, saúde, pandemias, exercício físico

Resumo

O objetivo do estudo foi criar um protocolo de atendimento ao público, específico para os profissionais de Educação Física (EF), no contexto da COVID-19. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, delineada pelas análises documental e bibliográfica dos documentos disponíveis nos sites dos Conselhos das Profissões da área da Saúde. Assim, elaborou-se um protocolo composto por dois tipos de ações profissionais, de domínio geral, o qual reforça ações já apresentadas por outros estudos e, de domínio específico, o qual apresenta novas diretrizes aos profissionais da EF. Ainda, o presente protocolo classificou o trabalho destes profissionais em três situações, a saber: contato físico constante, contato físico transitório e contato físico improvável. Uma vez que, até o momento, não foram verificadas especificações dos equipamentos de proteção individual direcionados aos profissionais de EF, focado na vestimenta, contato com o cliente e intensidade do exercício, apenas para o ambiente geral de trabalho, espera-se que o atual estudo contribua para a saúde e segurança dos profissionais de EF neste contexto de pandemia. 

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Publicado

2022-06-30

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