O efeito de um programa de treino multicomponente na composição corporal e aptidão funcional em idosos – Uma análise antes e após
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.20221Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de um programa de treino multicomponente com a duração de seis meses na aptidão funcional e a composição corporal dos idosos. A amostra deste estudo foi composta por 34 voluntários com uma idade de 68 (± 7,55) anos de idade. A composição corporal foi avaliada com uma Tanita BC-545 e a aptidão funcional através dos testes de aptidão funcional. A composição corporal não apresentou diferenças significativas entre o pré e pós programa de intervenção. O programa de treino melhorou a força dos membros superiores, a flexibilidade da parte superior do corpo e a resistência. Foram verificadas associações diferentes entre as variáveis de composição corporal e aptidão física entre o pré e pós programa de exercício físico. Neste estudo a composição coporal não mostrou ser afetada. Contudo, a aptidão funcional apresentou diferenças entre o pré e pós intervenção, tendo aumentado a força dos membros superiores, a flexibilidade e a resistência aeróbia após seis meses de programa de treino multicomponente.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Sílabas Didáticas. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.