A contribuição das Ciências Humanas para os processos educativos associados ao COVID-19

Autores

  • Alexandre Janotta Drigo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP-Rio Claro, Brasil
  • Mayra Matias Fernandes Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP-Rio Claro, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9688-7173
  • Raiana Lídice Mór Fukushima Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP-Rio Claro, Brasil
  • Eugênio Diniz Ribeiro Diniz Ribeiro Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP-Rio Claro, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5198-6154
  • Giovani Marcon Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP-Rio Claro, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0140-072X
  • Claudio Joaquim Borba-Pinheiro Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Universidade do Estado do Pará (UEPA) Tucuruí-PA, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9749-5825
  • Leonardo Mataruna-Dos-Santos Canadian University of Dubai, Faculty of Management, Sport Management https://orcid.org/0000-0001-9456-5974
  • Ana Elisa Messetti Christofoletti Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP-Rio Claro, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5092-5023

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.23304

Resumo

O COVID-19 é  uma doença infecciosa causada por um agente biológico recém-descoberto, se transformou em uma pandemia devastadora (Wu; Zhao; Yu et al., 2020). Fatores sociais e comportamentais têm desempenhado um papel fundamental na disseminação incrivelmente rápida da doença: a) hábitos de higiene inadequados; b) viagens de negócios / pendulares e turismo; c) treinamento e disciplina para prevenção de casos semelhantes; d) economia descontrolada e consumo excessivo; e) extremismo governamental (The Lancet, 2019; The Lancet 2020); f) descrença de descobertas científicas, visões negacionistas ou anticientíficas; g) individualismo, falta de espírito comunitário; h) comportamentos antiecológicos, devastação ambiental.

Biografia Autor

Claudio Joaquim Borba-Pinheiro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Universidade do Estado do Pará (UEPA) Tucuruí-PA, Brasil.

DOUTOR EM CIÊNCIAS (UNIRIO); MESTRE EM MOTRICIDADE HUMANA (UCB). PROFESSOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA) E INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ (IFPA) CAMPUS TUCURUÍ.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Edição

Secção

Research Note

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)