Validação preliminar de face da escala pictórica da competência aquática percebida
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.23716Resumo
Apenas uma investigação se interessou pelo desenvolvimento de uma escala pictórica que avalia a competência aquática percebida em crianças (1). Esta ferramenta possui um número limitado de skills aquáticos (i.e. 6 skills) e visa apenas crianças entre os 4 e os 5 anos. Portanto, o desenvolvimento de uma ferramenta mais completa e apropriada para crianças dos 4 aos 8 anos revela ser pertinente. Assim, um grupo de investigadores decidiu desenvolver essa nova ferramenta intitulada Escala Pictórica da Competência Aquática Percebida (EPCAP) (2). Foi objetivo deste estudo realizar a validação preliminar de face da EPCAP em crianças com idades entre os 4 e os 8 anos. 50 crianças Belgas (meninas n=25) dos 4 aos 8 anos de idade (6.1±1.4 anos) participaram no estudo. As crianças foram entrevistadas individualmente para avaliar a compreensão de 17 situações aquáticas que compõem o instrumento desenvolvido (2). A entrevista incluiu 4 questões de compreensão global sobre cada situação aquática composta respectivamente por uma sequência de progressão com 3 imagens. A maioria das crianças identificou corretamente as situações (82%) e conseguiu sequenciar as 3 imagens correspondentes (91%). Os resultados mostraram um aumento da compreensão em função da idade (4 anos, 50%; 5 anos, 73%; 6 anos, 83%; 7 anos, 89%; e 8 anos, 96%). A descrição das imagens por parte das crianças permitiu evidenciar os elementos que conduziam à incompreensão da situação ou à dificuldade na sua sequência - situações 5 e 6 (flutuar); situação 12 (mergulho de cabeça); a situação 16 (saída da água) e as situações 15, 16 e 17 (mudanças de direção). Os resultados sugerem que a compreensão da atual versão da EPCAP é satisfatória a partir dos 5 anos. As imagens das situações aquáticas que geraram incompreensão e/ou dificuldade na sequência de progressão foram propostas para revisão em conformidade, sendo recomendado proceder à validação de face da futura versão da EPCAP.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.