Percepções dos jogadores de futsal de elite sobre os caminhos para a especialização: uma abordagem multidimensional e qualitativa
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.23971Palavras-chave:
expertise, psicológico, desenvolvimento de talentos, transição, entrevistaResumo
Este estudo teve como objetivo descrever a percepção de jogadores experientes de futsal sobre o caminho que orienta seu desenvolvimento para a expertise. Foram entrevistados 23 jogadores profissionais de futsal do Brasil, Espanha, Itália, Portugal e Argentina. Os participantes devem ter alcançado a elite do futsal por competir em ligas profissionais, bem como ter participado de competições internacionais com a seleção nacional. Seis categorias emergiram da análise qualitativa: (1) influência positiva do contexto, (2) Habilidades / habilidades do jovem jogador, (3) Formação educacional, (4) Estágios de treinamento, (5) Aspectos-chave do treinamento, e (6) Aposentadoria e pós-carreira. Os resultados revelaram padrões semelhantes no caminho para a especialização no futsal. Os participantes consideraram suas famílias e treinadores como indivíduos-chave em suas carreiras. Eles também destacaram as habilidades psicológicas e pessoais como as mais relevantes para um jogador atingir a elite. Além disso, a maioria dos participantes considerou que tanto o jogo não estruturado quanto o treinamento com melhores jogadores influenciaram positivamente suas carreiras. Nossos resultados podem ajudar os coaches a ajustar seus modelos de desenvolvimento de talentos de longo prazo.
Palavras-chave: expertise, psicológico, desenvolvimento de talentos, transição, entrevista.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.