Validity and reliability of maximum oxygen uptake on an Air Bike arm- and leg-ergometer
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.26611Palavras-chave:
InglêsResumo
Introdução: Os ergômetros Air Bike surgiram recentemente e rapidamente ficaram populares no fitness. Estes ergômetros combinam o uso de membros superiores ou inferiores, mesmo quando está sentado. Tem como característica um sistema de carga externa imposta através da resistência do ar que aumenta com a cadência imposta. Objetivo: o objetivo do presente estudo foi investigar se um teste de rampa incremental no ergômetro Air Bike é uma ferramenta válida e confiável para avaliar o consumo máximo de oxigênio (VO2max). Métodos: Para isso, dezoito homens jovens fisicamente ativos, com idades entre 19 e 29 anos (média ± desvio padrão = 21,78 ± 2,44), realizaram três testes de rampa incremental máxima em ordem aleatória: um teste em cicloergômetro e dois testes na Air Bike (teste e reteste) com medidas cardiorrespiratórias ao longo dos testes. Resultados: O VO2máx e a frequência cardíaca máxima (FCmáx) foram significativamente maiores na Air Bike em relação ao cicloergômetro (53,06 ± 8,72 vs 47,38 ± 9,15 mL/min/kg), 181,93 ± 10,20 vs 176,07 ± 5,28 bpm, p<0,001; IC 95% = 3,41 - 7,95; ES = 0,30 ep = 0,01; IC 95% = 1,44 - 10,29; ES = 0,34, respectivamente para VO2max e FCmax). Não houve diferenças entre os dois ergômetros na relação de troca respiratória máxima (RER) e duração do teste (1,21 ± 0,13 vs 1,21 ± 0,13, 598,06 ± 37,28 vs 612,22 s ± 86,40, p = 0,9; IC95 % = -0,05 - 0,05; ES = 0 ep = 0,4; IC 95% = -46,12 - 17,79; ES = -0,11, respectivamente para RER e duração do teste). Tanto o VO2máx quanto a FCmáx mostraram-se confiáveis quando avaliados com o ergômetro Air Bike. Conclusão: O teste máximo realizado na Air Bike é uma ferramenta válida e confiável para avaliar o VO2máx e provavelmente possibilita um VO2máx mais elevado em comparação com o cicloergômetro padrão.
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