O papel de mediação das necessidades psicológicas na associação entre o suporte de autonomia e o bem-estar psicológico em praticantes de fitness

Autores

  • João Moutão Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM); Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD)
  • Susana Mendes Alves Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM); 3Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV)
  • Diogo Monteiro Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), Portugal Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV), Portugal
  • Luis Cid Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM); Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD)

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.3734

Resumo

Tendo por base a teoria da autodeterminação, este estudo objetiva a análise do papel mediador da perceção de satisfação das necessidades psicológicas básicas na relação entre a perceção de suporte de autonomia dado pelo instrutor de fitness e indicadores de bem-estar psicológico, em praticantes de exercício. Participaram neste estudo 984 praticantes de fitness em ginásios, de ambos os géneros (531 femininos; 453 masculinos), com idades compreendidas entre os 16 e os 70 anos (M= 31.7; SD= 11.2). Todos os praticantes foram avaliados ao nível da sua perceção de suporte de autonomia dado pelo instrutor de fitness, perceção de satisfação das necessidades psicológicas básicas (competência, autonomia e relação) e bem-estar psicológico (vitalidade subjetiva, satisfação com a vida e autoestima global). Os resultados obtidos, com recurso à análise de equações estruturais, corroboram o papel mediador das necessidades psicológicas básicas na relação entre a perceção de suporte de autonomia e o bem-estar psicológico. Estes resultados clarificam o mecanismo de promoção do bem-estar psicológico em praticantes de exercício, auxiliando no processo de delineamento de intervenções futuras no contexto do fitness com este propósito.

Biografias Autor

João Moutão, Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM); Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD)

João Miguel Raimundo Peres Moutão. Concluiu o Doutoramento em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 2011. É Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Santarém. Publicou 20 artigos em revistas especializadas e 80 trabalhos em actas de eventos, possui 2 livros publicados. Possui 34 itens de produção técnica. Co-orientou 1 tese de doutoramento, orientou 4 dissertações de mestrado e co-orientou 3, alem de ter orientado 11 trabalhos de conclusão de curso de bach./licenciatura nas áreas de Ciências da Saúde e Psicologia. Actua nas áreas de Ciências Médicas com ênfase em Ciências da Saúde e Ciências Sociais com ênfase em Psicologia. Nas suas actividades profissionais interagiu com 115 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Teoria da Autodeterminação, Psicologia Exercício, Adesão ao Exercício, Análise Fatorial Confirmatória, Avaliação Psicológica, Exercício Físico, Motivação, Actividade Física, Atitudes e Desporto.

Susana Mendes Alves, Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM); 3Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV)

Concluiu o Doutoramento em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 2013. É Assistente no Instituto Politécnico de Santarém.

Luis Cid, Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM); Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD)

Concluiu o Doutoramento em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 2010. É Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Santarém.

Downloads

Publicado

2015-12-27

Edição

Secção

Artigos Originais

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>