Pâncreas anular um caso clínico
DOI:
https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v22.i2.10771Palavras-chave:
Diagnóstico pré-natal, obstrução duodenal, pâncreas anular, sinal da “dupla bolhaResumo
Introdução: O pâncreas anular é uma anomalia do desenvolvimento rara, representando 1% das obstruções intestinais neonatais.
Caso Clínico: Apresentamos um caso de obstrução duodenal diagnosticado em ecografia de rotina às 32 semanas de gestação. O sinal ecográfico da “dupla bolha” foi o único achado, tendo este persistido até à data do parto, às 39 semanas. O diagnóstico de pâncreas anular foi feito ao terceiro dia de vida, aquando da laparotomia exploradora.
Conclusão: O diagnóstico ecográfico de obstrução parcial ou completa do duodeno é quase exclusivamente baseado na detecção do sinal da “dupla bolha”, que resulta da dilatação simultânea do estômago e duodeno. Apesar de ser uma anomalia rara, perante o sinal ecográÞ co descrito, deve ser considerado o diagnóstico diferencial de pâncreas anular.
Downloads
Referências
Thukral C, Freedman S. Annular pancreas. UpToDate 2011.
Disponível em: http://www.uptodate.com/contents/annular-
-pancreas
Sadler TW. Langman’s Medical Embryology. 9th ed. Philadelphia:
Lippincott Williams & Wilkins, 2003: 304 -6.vv
Figueiredo S, Ribeiro L, Nóbrega B, Costa M, Oliveira G, Esteves
E, et al. Atresia do trato gastrintestinal: avaliação por
métodos de imagem. Radiol Bras 2005; 38:141 -50.
Malone FD, Crombleholme TM, Nores JA, Athanassiou A,
D’Alton ME. Pitfalls of the “double bubble” sign: a case of congenital
duodenal duplication. Fetal Diagn Ther 1997; 12:298-
-300.
Vijayaraghavan SB. Sonography of pancreatic ductal anatomic
characteristics in annular pancreas. J Ultrasound Med
; 21:1315 -8.
Dankovcik R, Jirasek J, Kucera E, Feyereisl J, Radonak J,
Dudas M. Prenatal diagnosis of annular pancreas: reliability
of the double bubble sign with periduodenal hyperechogenic
band. Fetal Diagn Ther 2008; 24:483 -90.
Petrikovsky BM. First -trimester diagnosis of duodenal atresia.
Am J Obstet Gynecol 1994; 171:569 -70.
Martin -Hirsel A, Cantrell CJ, Hulka F. Antenatal diagnosis of
a choledochal cyst and annular pancreas. J Ultrasound Med
; 23:315 -18.
Weiss H, Sherer DM, Manning FA. Ultrasonography of fetal
annular pancreas. Obstet Gynecol 1999; 94:852.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright e Direitos dos Autores
Todos os artigos publicados na Revista Nascer e Crescer – Birth and Growth Medical Journal são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a Nascer e Crescer – Birth and Growth Medical Journal rege-se pelos termos da licença Creative Commons "Atribuição - Uso Não-Comercial - (CC-BY-NC)"".
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc. de outras publicações.
Juntamente com a submissão do artigo, os autores devem enviar a Declaração de conflito de interesses e formulário de autoria. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons.