Caso Dermatológico
DOI:
https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v25.i4.10807Palavras-chave:
nódulo cutâneo, pilomatricoma, tumor de MalherbeResumo
O pilomatricoma é uma neoplasia cutânea benigna relativamente pouco frequente, provavelmente derivada de células matriciais do folículo piloso. Surgem na maioria dos casos durante a infância ou adolescência, mas pode ocorrer em adultos, e apresenta-se frequentemente como pápulas ou nódulos assintomáticos isolados, localizados à cabeça, pescoço ou extremidades superiores. Na histopatologia observa-se uma estrutura cística com pequenas células basofílicas periféricas e células eosinofílicas queratinizadas centrais, localizada à derme profunda e tecido celular subcutâneo. A excisão cirúrgica é geralmente recomendada para os pilomatricomas, para prevenir o seu crescimento ou comprometimento estético.
Downloads
Referências
Mentzel T. Cutaneous mesenchymal tumours: an update. Pathology. 2014; 46:149-59.
Luzar B, Calonje E. Cutaneous fibrohistiocytic tumours - an update. Histopathology. 2010; 56:148-65.
Gündüz K, Ecel M, Erden E. Multiple pilomatrixomas affecting
the eyelid and face. J Pediatr Ophthalmol Strabismus 2008; 45:122-4.
Kose D, Ciftci I, Harmankaya I, Ugras S, Caliskan U, Koksal Y. Pilomatrixoma in childhood. J Can Res Ther 2014; 10:549-51.
Solanki P, Ramzy I, Durr N, Henkes D. Pilomatrixoma. Cytologic
features with differential diagnostic considerations. Arch Pathol Lab Med 1987; 111:294-7.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright e Direitos dos Autores
Todos os artigos publicados na Revista Nascer e Crescer – Birth and Growth Medical Journal são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a Nascer e Crescer – Birth and Growth Medical Journal rege-se pelos termos da licença Creative Commons "Atribuição - Uso Não-Comercial - (CC-BY-NC)"".
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc. de outras publicações.
Juntamente com a submissão do artigo, os autores devem enviar a Declaração de conflito de interesses e formulário de autoria. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons.