Avaliação do Journal Club como estratégia pedagógica na formação em enfermagem: Perspetiva dos estudantes

Autores

  • Isabel Maria Pinheiro Borges Moreira Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0002-6371-003X
  • Catarina Alexandra Rodrigues Faria Lobão Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0002-3664-7004
  • Maria do Céu Mestre Carrageta Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0002-4237-4671
  • Rui Filipe Lopes Gonçalves Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0002-7086-1776

DOI:

https://doi.org/10.12707/RV21054

Palavras-chave:

ensino, enfermagem, aprendizagem

Resumo

Enquadramento: O Journal Club (JC) é definido como uma reunião educacional na qual, em ambiente informal, se proporciona um fórum de discussão que aproxima consensos, fomenta a partilha e a transferência de conhecimentos, incorporando a evidência científica na prática clínica.

Objetivos: Conhecer a perceção dos estudantes de enfermagem sobre a utilização do JC como estratégia pedagógica ao longo do ensino clínico.

Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com uma abordagem mista no que diz respeito ao tratamento dos dados. O questionário foi construído e disponibilizado online e contou com a participação de 55 estudantes.

Resultados: Os estudantes fizeram uma avaliação positiva desta estratégia de ensino aprendizagem. Como principais vantagens identificaram a aproximação da prática à evidência científica e o desenvolvimento de habilidades de avaliação crítica dos artigos. Como desvantagem apontam a exigência de habilidades de pesquisa entre outras.

Conclusão: O JC revelou-se uma estratégia gratificante e promissora na medida que se adequa aos vários desafios que a formação de enfermeiros enfrenta, nomeadamente na integração da evidência científica na prática clínica, no desenvolvimento de habilidades de pesquisa e na síntese da evidência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ahluwalia, S. C., Damberg, C. L., Silverman, M., Motala, A., & Shekelle, P. G. (2017). What defines a high-performing health care delivery system: A systematic review. Joint Commission Journal on Quality and Patient Safety, 43(9), 450–459. https://doi.org/10.1016/j.jcjq.2017.03.010

Canais, E., Poeira, A., Ramos, A., Gato, A., Cerqueira, A., Freitas, A., Ribeiro, C., Marques, F., Vaz, F., Batalha, N., Franco, H., Antunes, A., Nunes, L., Pereira, M., Fernandes, R., Costa, R., & Duarte, S. (2019, 11-12 Julho). Cenappes 19: 6o Congresso Nacional de práticas pedagógicas no ensino superior. Instituto Politécnico de Santarém. https://sigarra.up.pt/fcnaup/en/pub_geral.pub_view?pi_pub_base_id=344728

Davis, C., Hendry, I., Barlow, H., Leonard, A., White, L.-A., & Coetzee, M. (2014). Journal club : Integrating research awareness into postgraduate nurse training. Curationis, 37(2), 1–9. https://doi.org/10.4102/curationis.v37i2.1244

Fawaz, M. A., Hamdan-Mansour, A. M., & Tassi, A. (2018). Challenges facing nursing education in the advanced healthcare environment. International Journal of Africa Nursing Sciences, 9, 105–110. https://doi.org/10.1016/j.ijans.2018.10.005

Ferguson, C., DiGiacomo, M., Gholizadeh, L., Ferguson, L. E., & Hickman, L. D. (2017). The integration and evaluation of a social-media facilitated journal club to enhance the student learning experience of evidence-based practice: A case study. Nurse Education Today, 48, 123–128. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2016.10.002

Goodfellow, L. M. (2004). Can a journal club bridge the gap between research and practice ? Nurse Educator, 29(3), 107–110. https://doi.org.10.1097/00006223-200405000-00008

Im, E. O., & Chee, W. (2002). Issues in protection of human subjects in internet research. Nursing Research, 51(4), 266–269. https://doi.org/10.1097/00006199-200207000-00007

Kyriakoulis, K., Patelarou, A., Laliotis, A., Wan, A. C., Matalliotakis, M., Tsiou, C., & Patelarou, E. (2016). Educational strategies for teaching evidence-based practice to undergraduate health students : Systematic review. Journal of Educational Evaluation for Health Professions, 13(34). http://dx.doi.org/10.3352/jeehp.2016.13.34

Laaksonen, C., Paltta, H., Schantz, M., Ylönen, M., & Soini, T. (2013). Journal club as a method for nurses and nursing students’ collaborative learning: A descriptive study. Health Science Journal, 7(3), 285–292. https://www.hsj.gr/medicine/journal-club-as-a-method-for-nursesand-nursing-students-collaborative-learning-a-descriptive-study.pdf

Lachance, C. (2014). Nursing journal clubs : A literature review on the effective teaching strategy for continuing education and evidence-based practice. The Journal of Continuing Education in Nursing, 45(12), 559–566. https://doi.org/10.3928/00220124-20141120-01

Mattila, L., Rekola, L., Koponen, L., & Eriksson, E. (2013). Nurse education in practice journal club intervention in promoting evidence-based nursing : Perceptions of nursing students. Nurse Education in Practice, 13(5), 423–428. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2013.01.010

Michelan, V. C., & Spiri, W. C. (2019). Journal club estratégia de ensino e aprendizagem para desenvolvimento do gerenciamento em enfermagem baseada na prática : Uma revisão integrativa. In Atas: Investigaçión cualitativa en educación (Vol.1, pp. 507–515). https://proceedings.ciaiq.org/index.php/CIAIQ2019/article/view/2189/2114

Moraes, V. C., & Spiri, W. C. (2019). Development of a journal club on the nursing management process. Revista Brasileira de Enfermagem, 72(Suppl 1), 221–227. https://doi.org/https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0019

Rich, K. (2006). The journal club: A means to promote nursing research. Journal of Vascular Nursing, 24, 27–28. https://doi.org/10.1016/j.jvn.2005.12.001

Sandefur, C. I., & Gordy, C. (2016). Undergraduate journal club as an intervention to improve student development in applying the scientific process. Journal of College Science Teaching, 45(4), 52–58. https://www.jstor.org/stable/43748460

Szucs, K. A., Benson, J. D., & Haneman, B. (2017). Using a guided journal club as a teaching strategy to enhance learning skills for evidence-based practice. Occupational Therapy in Health Care, 31(2), 143–149. https://doi.org/10.1080/07380577.2016.1278296

Thompson, C. J. (2006). Fostering skills for evidence-based practice: The student journal club. Nurse Education in Pratice, 6(2), 69–77. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2005.08.004

Topf, J. M., Sparks, M. A., Phelan, P. J., Shah, N., Lerma, E. V., Graham-Brown, M. P. M., Madariaga, H., Iannuzzella, F., Rheault, M. N., Oates, T., Jhaveri, K. D., & Hiremath, S. (2017). The evolution of the journal club: From osler to Twitter. American Journal of Kidney Diseases, 69(6), 827–836. https://doi.org/10.1053/j.ajkd.2016.12.012

Publicado

2022-06-24

Como Citar

Moreira, I. M. P. B., Lobão, C. A. R. F., Carrageta, M. do C. M., & Gonçalves, R. F. L. (2022). Avaliação do Journal Club como estratégia pedagógica na formação em enfermagem: Perspetiva dos estudantes. Revista De Enfermagem Referência, 6(1), 1–8. https://doi.org/10.12707/RV21054

Edição

Secção

Artigos de Investigação