Desafios institucionais à inclusão de estudantes com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Superior

Autores

  • Maria Leonor Borges Universidade do Algarve, Portugal http://orcid.org/0000-0002-2763-2433
  • Maria Helena Martins Universidade do Algarve, Portugal
  • Emilio Lucio-Villegas Universidade de Sevilha, España
  • Teresa Gonçalves Universidade do Algarve, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.10766

Resumo

Com base nos pressupostos da educação inclusiva e crescente democratização do ensino superior temos vindo a verificar a progressiva abertura da universidade a diversas minorias, nomeadamente estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Constata-se que ainda há pouco conhecimento sobre o tema da diversidade e inclusão entre docentes e estudantes, em geral, sendo que os serviços institucionais de apoio aos estudantes com NEE existentes carecem de eficácia em diversos níveis, nomeadamente ao nível das atitudes dos docentes e pessoal não-docente. O que pensam estes atores institucionais sobre a inclusão destes estudantes? Proporcionam as universidades as condições adequadas a esta minoria estudantil? Através de um estudo de caso na Universidade do Algarve, pretendeu-se analisar as conceções e atitudes dos docentes e pessoal nãodocente face à inclusão dos estudantes com NEE no Ensino Superior. Pretendeu-se ainda conhecer quais os desafios que estes atores institucionais assinalam no âmbito da inclusão. Tendo por referência os seus testemunhos, constata-se que, apesar do esforço da instituição em análise, continuam a existir áreas que necessitam de um maior investimento, desde a remoção das barreiras arquitetónicas, ao desenvolvimento de atitudes mais inclusivas da comunidade académica, passando por práticas de ensino aprendizagem e de avaliação, que assegurem a igualdade e equidade.

Palavras-chave: Educação Inclusiva; Necessidades Educativas Especiais; Ensino Superior

 

ABSTRACT

Based on assumptions of inclusive education and increasing democratization of higher education, the university has been progressively opening up to various minorities, including students with Special Educational Needs (SEN). There is still little knowledge on the subject of diversity and inclusion among teachers and students, in general. Institutional support services to students with SEN need improvement at various levels, namely in terms of the attitudes of teachers and non-teaching staff. What do these institutional actors think about the inclusion of these students? Do the universities provide appropriate conditions to this minority student group? In order to address this issue, we present the results of a study, at the University of Algarve, that aimed to analyze the concepts and attitudes of teachers and non-teaching staff in view of the inclusion of students with SEN in higher education. It was also intended to understand what challenges these institutional actors point out in a context of inclusion. The results presented, with reference to the testimonies of several institutional actors, reveal that, despite the efforts made by the institution, there are still many areas that need more investment: the architectural barriers, the development of more inclusive attitudes of the academic community, teachinglearning practices, and evaluation to ensure equal and fair treatment.

Keywords: Inclusive Education; Special Educational Needs; Higher Education

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Biografias Autor

Maria Leonor Borges, Universidade do Algarve, Portugal

Maria Leonor Borges, Universidade do Algarve, Escola de Educação e Comunicação

Morada: Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, Campus da Penha, 8000 Faro

Detalhes biográficos: Professor Adjunta da Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. Diretora do Mestrado em Educação Especial. Trabalha com o Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Especiais, Universidade do Algarve. Doutoramento em Educação (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa). Integra o Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO).

Maria Helena Martins, Universidade do Algarve, Portugal

Maria Helena Martins, Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

Morada: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, 8000 Faro

Detalhes biográficos: Professora Assistente da Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Foi Diretora de Licenciatura em Psicologia de 2009 a 2014. Atualmente dirige o Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Especiais da Universidade do Algarve. Doutoramento em Psicologia da Educação (Universidade do Algarve). Integra o Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO).

Emilio Lucio-Villegas, Universidade de Sevilha, España

Emilio Lucio-Villegas, Universidade de Sevilha. Faculdade de Ciências da Educação

Morada: Faculdade de Ciências da Educação. Calle Pirotecnia s/n, gabinete 5120. 41013 Sevilha, Espanha.

Detalhes biográficos: Doutor em Pedagogia pela Universidade de Sevilha, membro do Steering Committee da ESREA e cocoordenador da rede de investigação “Between Global and Local: adult learning and development”. Recebeu em 2010 o prémio Phyllis M. Cunningham Award for Social Justice.

Teresa Gonçalves, Universidade do Algarve, Portugal

Teresa Gonçalves, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve

Email: teresa1ualg@gmail.com

Morada: Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, Campus da Penha, 8000 Faro

Detalhes biográficos: Mestre em Educação Social pela Universidade do Algarve, Doutoranda no Instituto de Educação de Lisboa. Foi bolseira de investigação, no projeto financiado pela FCT, "Estudantes não-tradicionais no ensino superior: Investigar para guiar a mudança institucional".

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Publicado

2017-12-07

Como Citar

Borges, M. L., Martins, M. H., Lucio-Villegas, E., & Gonçalves, T. (2017). Desafios institucionais à inclusão de estudantes com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Superior. Revista Portuguesa De Educação, 30(2), 7–31. https://doi.org/10.21814/rpe.10766

Edição

Secção

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