Construindo a docência na profissão académica: Possibilidades da formação em pedagogia no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.29446Palavras-chave:
Pedagogia, Ensino Superior, Professores, Desenvolvimento Profissional, PortugalResumo
Neste artigo, apresenta-se uma pesquisa que explora possíveis efeitos da formação pedagógica de professores do ensino superior, tendo em conta os desafios que marcam hoje a docência neste nível de ensino. Tais desafios decorrem quer da expansão e diversificação da população estudantil quer das mudanças curriculares e pedagógicas – nomeadamente, aquelas associadas ao Processo de Bolonha. Com base na análise de um conjunto de portefólios produzidos por 14 professores portugueses no quadro de um curso de pós-graduação em pedagogia do ensino superior, consideram-se as suas motivações para a formação, a relação que estabelecem com a docência e as reverberações da formação no respetivo exercício da profissão académica, bem como a (re)configuração dos seus entendimentos sobre finalidades e conteúdos da formação académica. Conclui-se evidenciando possíveis contributos da formação pedagógica na valorização do trabalho docente e no reforço da autonomia no exercício da docência, em paralelo com a centralidade das respetivas dimensões coletivas. Estes elementos, no seu conjunto, abrem possibilidades para equacionar os efeitos da formação pedagógica no reequilíbrio da tensão entre investigação e ensino e na afirmação da profissão académica como um bem público.
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