Construindo a docência na profissão académica: Possibilidades da formação em pedagogia no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.29446

Palavras-chave:

Pedagogia, Ensino Superior, Professores, Desenvolvimento Profissional, Portugal

Resumo

Neste artigo, apresenta-se uma pesquisa que explora possíveis efeitos da formação pedagógica de professores do ensino superior, tendo em conta os desafios que marcam hoje a docência neste nível de ensino. Tais desafios decorrem quer da expansão e diversificação da população estudantil quer das mudanças curriculares e pedagógicas – nomeadamente, aquelas associadas ao Processo de Bolonha. Com base na análise de um conjunto de portefólios produzidos por 14 professores portugueses no quadro de um curso de pós-graduação em pedagogia do ensino superior, consideram-se as suas motivações para a formação, a relação que estabelecem com a docência e as reverberações da formação no respetivo exercício da profissão académica, bem como a (re)configuração dos seus entendimentos sobre finalidades e conteúdos da formação académica. Conclui-se evidenciando possíveis contributos da formação pedagógica na valorização do trabalho docente e no reforço da autonomia no exercício da docência, em paralelo com a centralidade das respetivas dimensões coletivas. Estes elementos, no seu conjunto, abrem possibilidades para equacionar os efeitos da formação pedagógica no reequilíbrio da tensão entre investigação e ensino e na afirmação da profissão académica como um bem público. 

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Biografias Autor

Mariana Gaio Alves, Universidade de Lisboa, Portugal

  • Professora Auxiliar da Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Universidade Nova de Lisboa.
  • Áreas de Investigação: Sociologia da educação; Inserção profissional; Trajectórias escolares e profissionais; Violência na escola.

Teresa N. R. Gonçalves, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Teresa Paula Nico Rego Gonçalves doutorou-se em Educação em 2008 na Universidade de Sevilha. É professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi investigadora auxiliar em Educação na Universidade Nova de Lisboa, pós-doutoranda na mesma universidade e bolseira de doutoramento na Universidade de Sevilha. Coordenou e participou em diversos projetos de investigação em educação. Atualmente leciona no programa de pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação - UFRJ, onde orienta alunos de mestrado e doutorado. Coordena o GESTE – Grupo de Pesquisa sobre o Trabalho da Educação. Seus atuais interesses de pesquisa são Formação de Professores, Trabalho de Educação, Teoria Educacional, Formação de Pesquisadores em Educação.

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Publicado

2024-06-13

Como Citar

Alves, M. G., & Gonçalves, T. (2024). Construindo a docência na profissão académica: Possibilidades da formação em pedagogia no ensino superior. Revista Portuguesa De Educação, 37(1), e24015. https://doi.org/10.21814/rpe.29446