Estudantes adultos no Ensino Superior: O que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.6245Resumo
O presente artigo reporta-se a um estudo acerca de estudantes adultos que, porvia do processo de ingresso dos "Maiores de 23", acederam às universidades portuguesas. Pretende analisar os principais problemas com que estas pessoas se debatem, sobretudo as que já têm uma idade mais avançada e que, naliteratura da especialidade, são designados de mature students). Ponderadas razões pessoais e profissionais, estes estudantes tomaram a decisão de alcançar um grau académico, mas não estão em igualdade de circunstâncias com os colegas que ingressam no Ensino Superior pela via tradicional, comquem não partilham as mesmas motivações e interesses. Algumas limitações que a idade coloca exigem um ajustamento constante entre a efetiva capacidade de realização e as exigências do mundo universitário,experimentando uma pressão para o sucesso que a vida pessoal e, muitas vezes, profissional impõem. Foram realizadas entrevistas biográficas a 5 sujeitos com idades mais avançadas (entre 45 e 60 anos), com o objetivo de compreender os desafios e as limitações com que se debatem, particularmente os adultos com mais idade, mas também conhecer as estratégias que utilizam para "sobreviver" e para alcançar o "sucesso" no meio universitário.
Palavras-chave: Ensino Superior; Maiores de 23 anos; Estudantes adultos; Aprendizagem ao longo da vida
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