A deriva paralela pedagógica. Um fio educativo invisível entre o Porto e Paris através de narrativas pessoais

The pedagogical parallel drift. An invisible educational thread between Porto and Paris through personal narratives

Palavras-chave: Deriva, Cidade, Narrativas pessoais, Educação artística

Resumo

Partimos da deriva como prática artística contemporânea, com reconhecidos antecedentes históricos. O principal objetivo é experimentar as potencialidades pedagógicas da observação de ambientes urbanos, de forma colaborativa e mediada pelas TIC através da deriva, como artistas/investigadores/docentes responsáveis pela formação de professores, para podermos introduzir este tipo de iniciativas no ambiente educativo. A A/R/Tografia como método de Investigação Baseada nas Artes permite utilizar a deriva, simultaneamente, como prática artística, processo de investigação e experiência de aprendizagem docente. Os resultados são apresentados através de narrativas pessoais que mostram reflexões sobre o processo de compreensão partilhada, em torno das cidades do Porto e de Paris. As conclusões estabelecem os requisitos do que apelidamos de deriva paralela pedagógica: estabelecer filtros cognitivos para focalizar o processo de ensino-aprendizagem; promover uma atitude e um olhar sobre a cidade centrado na experiência estética e crítica; assegurar, para a aprendizagem colaborativa, a interdependência positiva, a responsabilidade pessoal, a avaliação partilhada e a interação cara a cara final. Os valores que promove a deriva paralela pedagógica, como a autoconsciência, a empatia e a criação de laços com outras pessoas, têm implicações positivas na sua implementação em processos de internacionalização na educação.

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Biografias do Autor

Ricard Ramon, Universitat de València

Profesor del Departamento de Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal, en el área de expresión plástica de la Facultad de Magisterio. Investigadores del Instituto Universitario de Creatividad e Innovaciones Educativas de la Universidad de Valencia. Miembros del grupo de investigación en pedagogías culturales CREARI.

Amparo Alonso-Sanz, Universitat de València

Profesora del Departamento de Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal, en el área de expresión plástica de la Facultad de Magisterio. Investigadores del Instituto Universitario de Creatividad e Innovaciones Educativas de la Universidad de Valencia. Miembros del grupo de investigación en pedagogías culturales CREARI.

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Publicado
2019-12-26
Como Citar
Ramon, R., & Alonso-Sanz, A. (2019). A deriva paralela pedagógica. Um fio educativo invisível entre o Porto e Paris através de narrativas pessoais: The pedagogical parallel drift. An invisible educational thread between Porto and Paris through personal narratives. Revista Portuguesa De Educação, 32(2), 74-90. https://doi.org/10.21814/rpe.17200
Secção
Artigos