Más allá de la NGP: La narrativa de la Post Nueva Gestión Pública en los sistemas educativos de España y Brasil
Más allá de la NGP: La narrativa de la Post Nueva Gestión Pública en los sistemas educativos de España y Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.17555Palavras-chave:
Pos-nova gestão pública, Sistemas educativos, Legislação, Economia política internacional, Transferências educativasResumo
Qualquer método quantitativo é formatado por certas regras ou postulados que constituem a sua própria racionalidade. Não fortuitamente, esses postulados determinam as condições e constrangimentos segundo os quais as evidências podem ser construídas. Neste artigo, argumentamos por que a racionalidade do Método de Regressão em Árvore é mais apropriada do que a do Modelo Linear Geral para analisar dados educacionais complexos. Ademais, aplicamos o algoritmo CART do Método de Regressão em Árvore, assim como a Regressão Linear Múltipla, num modelo com 53 preditores, tomando como desfecho as pontuações dos estudantes em leitura da edição de 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM; N = 3.670.089), o qual é um dado educacional complexo. Esta comparação empírica ilustra como o Método de Regressão em Árvore é superior ao Modelo Linear Geral para fornecer evidências sobre relações não lineares, assim como para lidar com variáveis nominais com muitas categorias, e variáveis ordinais. Concluímos que o Método de Regressão em Árvore constrói melhores evidências sobre as relações entre os preditores e o desfecho em dados complexos.
Downloads
Referências
Ball, S. (2004). Performatividade, privatização e o pós-Estado do Bem-Estar. Revista Educação & Sociedade, 25(89), 1105-1026.
Balarin, M. (2016). La privatización por defecto y el surgimiento de las escuelas privadas de bajo costo en el Perú. ¿Cuáles son sus consecuencias? Revista de la Asociación de Sociología de la Educación, RASE, 9(2), 181-196.
Banco Mundial (2015). What Matters Most for School Autonomy and Accountability: A Framework Paper. Working Paper Series, 9. https://olc.worldbank.org/sites/default/files/Whatmatters_SAA_framework_paper_Demas_2014_4.pdf.
Brasil (1996). Lei n. 9.394, 20 de dezembro. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Brasil (2005). Lei n. 11.096, 13 de janeiro. Institui o Programa Universidade para Todos (PROUNI). http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11096.htm
Bresser-Pereira, L. C. (2002). Reforma de la nueva gestión pública: ahora en la agenda de América Latina, sin embargo…. International Journal of Political Studies, 3, 41-64.
Brouchoud, F. R. (2009). Las reformas del Estado y la administración pública en América Latina y los intentos de aplicación del New Public Management. Estudios Políticos, 34, 115-141.
Chica Velez, S. & Salazar Ortiz, C. (2016). Nueva y posnueva gestión pública ¿Continuidad o ruptura de las doctrinas de reforma a partir de 1990? Administración & Desarrollo, 46(1), 100-125. http://esapvirtual.esap.edu.co/ojs/index.php/admindesarro/article/view/89
Cohen, B. (2008). International political economy. An intellectual history. Princeton University Press.
Cox, R. & Schechter, M. (2002). The Political Economy of a Plural World: Critical Reflections on Power, Morals, and Civilization. Routledge.
Culebro, J.E. (2014). Modernización administrativa y Post-Nueva Gestión Pública. De los dilemas y tensiones hacia las nuevas formas de coordinación y regulación. Revista Mexicana de Análisis Político y Administración Pública, 3(1), 53-74.
Dale, R. (1994). Globalização e educação: demonstrando a existência de uma “cultura educacional comum” ou localizando uma “agenda globalmente estruturada para a educação? Afrontamento.
Dávila, M.A. Novais, R., Borrachero, A.B. & Mellado, L. (2017). Las metáforas sobre el profesor y el aprendizaje de estudiantes de Maestría de Brasil y España. Ciência & Educação (Bauru), 23(1), 273-295.
Derouet, J., Normand, R. & Pacheco, R. (2015). La modernización del sistema educativo en Francia: la nueva gestión pública entre la afirmación del Estado y la gobernanza descentralizada. Revista Educação & Sociedade, 36(132), 723-741.
Fernández, G. & Renes, V. (2014). Hacia un nuevo modelo social: ¿la privatización del vivir social? In F. L. Gilsanz (Org.), VII Informe sobre exclusión y desarrollo social en España (pp. 31-65). Cáritas.
Goiás (2005). Governo do Estado de Goiás. Lei n° 15.503 de 28 de dezembro. Dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais estaduais, disciplina o procedimento de chamamento e seleção públicos e dá outras providências.
Hajnal, G. & Rosta, M. (2015, March 30 – April 1). NPM and post-NPM in the view of European administrative elites: Towards understanding the relationship of public management reform doctrines [Paper presentation]. XIX IRSPM Annual Conference 2015. Birmingham, UK. https://www.researchgate.net/publication/280010448_NPM_and_post-NPM_in_the_view_of_European_administrative_elites_Towards_understanding_the_relationship_of_public_management_reform_doctrines
Lingard, B. & Rawolle, S. (2014). La globalización y el reajuste de las políticas y la política educativa: Implicaciones para la educación comparada. In M. Larsen (Ed.), Pensamiento innovador en Educación Comparada. Homenaje a Robert Cowen (pp. 63-90). UNED.
España. (1990). Ley Orgánica 1 de 3 de octubre, de Ordenación General del Sistema Educativo (LOGSE). https://www.boe.es/buscar/doc.php?id=BOE-A-1990-24172.
España. (1995). Ley Orgánica 9 de 20 de noviembre, de la Participación, la Evaluación y el Gobierno de los Centros Docentes (LOPEGCE). https://www.boe.es/buscar/doc.php?id=BOE-A-1995-25202.
España. (2002). Ley Orgánica 10 de 23 de diciembre, de la Calidad de la Educación (LOCE). https://www.boe.es/buscar/doc.php?id=BOE-A-2002-25037.
España. (2013). Ley Orgánica 8 de 9 de diciembre, de la Mejora de la Calidad Educativa (LOMCE). https://www.boe.es/buscar/act.php?id=BOE-A-2013-12886.
Maroy, C. & Voisin, A. (2013). As transformações recentes das políticas de accountability na educação: desafios e incidências das ferramentas de ação pública. Educação & Sociedade, 34(124), 881-901.
Marques, L. (2020). Repercussões da nova gestão pública na gestão da educação: um estudo da rede estadual de Goiás. Educar em Revista, 36, 1-19.
Mato Grosso (2016). Secretaria de Estado de Educação. Resolução n° 2/CGPPP/MT. Dispõe sobre a Consulta Pública referente ao Projeto Gestão Escolar, constante no edital de Procedimento de Manifestação de Interesse nº. PMI/001/2016.
Menna, M.H. & Bolivar, A. (2014). Trayectorias epistemológicas y prácticas de la investigación (auto)biográfica en educación en Brasil y España. In M. H. Menna & A. Bolivar (Coord.), La investigación (auto)biográfica en educación miradas cruzadas entre Brasil y España (pp. 8-33). Universidad de Granada.
Mons, N. (2008). Les nouvelles politiques éducatives. La France fait-elle les bons choix? Presses Universitaires de France.
Montané, A. & Carvalho, M.E.P. (2012). Diálogo sobre género: justicia, equidad y políticas de igualdad en educación superior (Brasil y España). Revista Lusófona de Educação, 21, 97-120. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502012000200006&lng=pt&tlng=es
Newman, J. & Clarke, J. (2012). Gerencialismo. Revista Educação e Realidade, 37(2), 353-381.
OCDE (2015). Improving Schools In Sweden: An Oecd Perspective. OCDE Publishing.
OCDE (2016). PISA 2015 Results (Volume II): Policies and Practices for Successful Schools. OCDE Publishing. http://dx.doi.org/10.1787/978926426510
OCDE (2018). Contra la captura de políticas públicas: Integridad en la toma de decisiones públicas. Estudios de la OCDE sobre Gobernanza Pública. OCDE publishing. https://doi.org/10.1787/9789264306769-es
Oliveira, D. A. (2015). Nova Gestão Pública e governos democrático-populares: contradições entre a busca da efeciência e a ampliação do direito à educação. Educação & Sociedade, 36(132), 625-646.
Olmedo, A. (2017). Something old, not much new, and a lot borrowed: philanthropy, business and the changing roles of government in global education policy networks. Oxford Review of Education, 43(1), 69-87.
Pegoraro, L. (2010). Derecho constitucional comparado y uso connotativo de la palabra «derechos» (y de los adjetivos que la acompañan). Anuario Iberoamericano de Justicia Constitucional, 14, 347-372.
Pont, J. (2016). Modelos innovadores de administración y gestión pública: Hacia la emergencia de nuevos paradigmas. Gestión y Análisis de Políticas Públicas, 16, 6-26.
Pont, J. (2017). La innovación en la gestión pública. Catarata.
Rubio, J. G. (2015). El proceso de descentralización educativa en España. Edetania, 48, 203-216.
Sánchez Bayon, A (2011). Introducción al derecho comparado y global. Arrow Books.
Saura, G. (2016). Neoliberalización filantrópica y nuevas formas de privatización educativa: La red global Teach For All en España. Revista de Sociología de la Educación-RASE, 9(2), 248-264.
Steiner-Khamsi, G (2015). Standards are good (for) business: standardised comparison and the private sector in education, Globalisation, Societies and Education. Routledge. https://doi.org/10.1080/14767724.2015.1014883
Steiner-Khamsi, G., Appleton, M. & Vellani, S (2018). Understanding business interests in international large-scale student assessments: a media analysis of The Economist, Financial Times, and Wall Street Journal. Oxford Review of Education, 44(2), 190-203. https://doi.org/10.1080/03054985.2017.1379383
Subirats, J., Knoepfel, P., Larrue, C. & Varonne, F. (2008). Análisis y gestión de políticas públicas. Ariel.
Tello, C. (2015). Globalización neoliberal y políticas educativas en Latinoamérica. Journal of Supranational Policies of Education, 4, 38-53.
Verger, A., Curran, M. & Parcerisa, L. (2015). La trayectoria de una reforma educativa global: el caso de la nueva gestión pública en el sistema educativo catalán. Educação & Sociedade, 36(132), 675-697.
Verger, A. & Normand, R. (2015). Nueva gestión pública y educación: elementos teóricos y conceptuales para el estudio de un modelo de reforma educativa global. Revista Educação & Sociedade, 36(132), 599-622.
Walker, J., Taneja, A., Abuel-Ealeh, S. & Pearce, C. (2016). Private Profit, Public Loss. Why the push for low-fee private schools is throwing quality education off track. Global Campaign for Education. http://bit.ly/PPPLE
Werle, F. (2011). Políticas de avaliação em larga escala na educação básica: do controle de resultados à intervenção nos processos de operacionalização do ensino. Ensaio: Avaliação e políticas públicas em educação, 19(73), 769-792.
Zweigert, K. & Hein, K. (2002). Introducción al derecho comparado. University Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Revista Portuguesa de Educação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0.
1. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 CC-BY-SA que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
2. Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3. Autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição Compartilhamento pela mesma Licença Internacional 4.0