Que fatores contribuem para o sucesso da gestão escolar? A perspetiva dos diretores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.18920

Palavras-chave:

Gestão escolar, diretor, fatores de sucesso, mudanças

Resumo

Este estudo pretende fazer um balanço, na perspetiva dos diretores, da sua atuação à luz do presente modelo de administração escolar, na tentativa de apontar fatores de sucesso na gestão, bem como potenciais mudanças ao atual modelo, por eles propostas. Os dados foram recolhidos, em 2018, através de entrevistas exploratórias numa amostra estratificada, composta por 30 diretores em funções, no distrito do Porto, com uma experiência de gestão de, pelo menos, 4 anos. Os principais parâmetros que os diretores mais associam a uma melhor gestão são a formação especializada, as assessorias, a relação com a comunidade e o trabalho colegial. No que diz respeito às mudanças, as sugestões principais são o reforço da autonomia, a alteração da composição e das competências do Conselho Geral, a estabilidade legislativa e o apoio jurídico e contabilístico.

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Biografias Autor

João Paulo Delgado, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto

Licenciado em Direito, Mestre em Administração da Educação e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela, com Agregação em Ciências da Educação na UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Investigador no InED - Centro de Investigação e Inovação em Educação, e Professor Adjunto do quadro da Escola Superior de Educação do Porto, Portugal; Coordenador do Curso de Mestrado em Educação. Presidente do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação do Porto desde Abril de 2017.

João M.S. Carvalho, Universidade Portucalense

Licenciado em Gestão de Empresas, Mestre em Economia Industrial e da Empresa e Doutor em Ciências Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto;

Investigador na CICS.NOVA.UMinho, no REMIT-Universidade Portucalense e no InED - Centro de Investigação e Inovação em Educação; Professor Auxiliar do quadro da Universidade Portucalense, Portugal.

Paula Romão, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto

Licenciada em Educação Física pela FCDEF da Universidade do Porto e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa;

Investigadora no InED - Centro de Investigação e Inovação em Educação, e Professora Adjunta convidada da Escola Superior de Educação do Porto, Portugal; Professora do quadro da Escola Secundária do Castêlo da Maia, Maia, Portugal; Vereadora da câmara Municipal da Maia.

Pedro Martins, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto

Licenciado em Biologia e Mestrando no curso de Mestrado em Educação – Administração das Organizações Educacionais da Escola Superior de Educação do Porto;

Investigador no InED - Centro de Investigação e Inovação em Educação, e Professor do quadro da EPAMAC -Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Marco de Canavezes, Portugal;

Diretor da EPAMAC -Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Marco de Canavezes, Portugal.

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Publicado

2021-07-06

Como Citar

Delgado, J. P., Carvalho, J. M., Romão, P., & Martins, P. (2021). Que fatores contribuem para o sucesso da gestão escolar? A perspetiva dos diretores. Revista Portuguesa De Educação, 34(1). https://doi.org/10.21814/rpe.18920

Edição

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