Adaptação cultural de um instrumento para avaliar as emoções do professor (TEQ)

Adaptação cultural - TEQ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.20687

Palavras-chave:

Emoções do professor, Adaptação cultural, Teacher Emotion Questionnaire

Resumo

O estudo das emoções dos professores tem vindo a ganhar destaque, sendo atualmente reconhecido como uma dimensão essencial do trabalho docente. Contudo, apesar de ter vindo a ganhar relevância na área educacional, verifica-se uma lacuna de instrumentos quantitativos válidos para mensurar as emoções discretas do professor. Este estudo teve como objetivo traduzir para português e adaptar o Teacher Emotion Questionnaire (TEQ) para a cultura brasileira. Foram envolvidos, 51 participantes, dos quais quatro tradutores, sete especialistas, 40 professores, e ainda as pesquisadoras e autora principal do TEQ original. O presente estudo metodológico de adaptação cultural contou com as seguintes etapas: (1) traduções; (2) síntese das versões traduzidas; (3) comitê de especialistas; (4) avaliação pelo público-alvo; (5) tradução reversa; (6) estudo-piloto. As etapas tradução e síntese foram realizadas adequadamente, tendo sido introduzidas algumas alterações após a apreciação pelos especialistas e público-alvo. O estudo piloto mostrou que o instrumento adaptado é de fácil compreensão e preenchimento. Por fim, após alguns ajustes, a adaptação cultural foi aprovada pela autora principal do TEQ original. O presente estudo realizou o primeiro passo para disponibilizar um instrumento confiável e válido sobre as emoções dos professores. O próximo passo será a exploração das propriedades psicométricas do TEQ - Versão brasileira. 

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Biografias Autor

Camila Marta de Almeida, Instituto de Educação - Universidade de Lisboa

Doutoranda em Educação, na especialidade Psicologia da Educação, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.  Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – FCT (SFRH/BD/145367/2019). Mestre em Educação, na área Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, pela Universidade Federal do Paraná. Licenciada em Educação Fisica pela Universidade Tuiuti do Paraná.

Sofia Freire, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal

Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica e Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa. Licenciada em Psicologia.

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Publicado

2021-07-06

Como Citar

de Almeida, C. M., & Freire, S. (2021). Adaptação cultural de um instrumento para avaliar as emoções do professor (TEQ) : Adaptação cultural - TEQ . Revista Portuguesa De Educação, 34(1). https://doi.org/10.21814/rpe.20687

Edição

Secção

Núcleo temático