Relação das habilidades auditivas e linguísticas com a aprendizagem: O olhar do professor

Autores

  • Hanna Padilha Lordão Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
  • Cleide Fernandes Teixeira Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0001-9869-4431
  • Manoelina Xavier Cavalcante Secretaria de Educação Municipal do Recife
  • Jéssica Katarina Olímpia de Melo Universidade Federal de Pernambuco
  • Bianca Arruda Manchester de Queiroga Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0001-5081-924X

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.20795

Palavras-chave:

Aprendizagem, Linguagem, Audição, Fonoaudiologia Educacional

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar o conhecimento de professores da Rede Municipal de Ensino do Recife sobre a relação das habilidades auditivas e linguísticas com a aprendizagem, sobre a fonoaudiologia educacional e o perfil de formação dos professores dos primeiros anos da escolarização básica do Brasil. Trata-se de um estudo exploratório quantitativo e qualitativo, realizado com 488 professores que lecionam na rede pública de ensino do município de Recife/PE/Brasil. Os dados foram recolhidos por meio de um questionário estruturado, aplicado durante encontros mensais de formação continuada para professores. Os resultados revelaram que os professores reconhecem, de um modo geral, a importância da audição e da linguagem para a aprendizagem, embora não se sintam preparados para lidar com isso na escola e, como esperado, não possuem conhecimentos mais específicos sobre o processamento auditivo. Consequentemente, os encaminhamentos para especialistas da saúde são frequentes diante dos problemas de aprendizagem, desconsiderando as habilidades auditivas. Conclui-se que os professores reconhecem a importância do tema abordado; contudo, demonstram não ter domínio sobre a relevância das habilidades auditivas e linguísticas para a aprendizagem e para o desenvolvimento do estudante, bem como conhecimentos sobre o papel do fonoaudiólogo no âmbito escolar.

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Biografias Autor

Hanna Padilha Lordão, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Graduanda pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Cleide Fernandes Teixeira, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Doutora em Saúde Coletiva pela Fundação Osvaldo Cruz Departamento de Saúde Coletiva do Aggeu Magalhães.

Manoelina Xavier Cavalcante, Secretaria de Educação Municipal do Recife

Coordenadora dos Curso EAD da Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, Brasil. Mestre Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Jéssica Katarina Olímpia de Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualamente trabalha com ciancas com autismo. 

Bianca Arruda Manchester de Queiroga, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Hanna, H. P. L., Fernandes Teixeira, C., Cavalcante, M. X. ., Melo, J. K. O. de, & Queiroga, B. A. M. de . (2022). Relação das habilidades auditivas e linguísticas com a aprendizagem: O olhar do professor. Revista Portuguesa De Educação, 35(1), 84–101. https://doi.org/10.21814/rpe.20795

Edição

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Artigos