Os estilos educativos parentais e o funcionamento familiar numa amostra de adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.23809

Palavras-chave:

Estilos educativos parentais, Funcionamento familiar, Adolescência, Responsividade, Exigência

Resumo

Esta investigação pretende explorar a perceção dos adolescentes sobre os estilos educativos parentais e o funcionamento familiar. A amostra foi constituída por 365 participantes, 213 do sexo feminino e 152 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos. Os instrumentos utilizados foram o Questionários dos Estilos Educativos Parentais (QEEP) e a Systemic Clinical Outcome and Routine Evaluation (SCORE-15). Foram realizadas correlações de Pearson, bem como análises de variância multivariada (MANOVA), com vista a analisar as diferenças em relação às variáveis sociodemográficas. Os resultados indicaram que os adolescentes com mães com idades entre os 46 e os 60 anos as percecionam como mais responsivas. Foi, ainda, possível observar a responsividade e a exigência como preditores negativos dos recursos familiares, assim como a comunicação na família.

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Biografia Autor

Inês Relva, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal & Universidade do Porto, Portugal

Doutorada em Psicologia pela Universidade de Coimbra. Professora Auxiliar no Departamento de Educação e Psicologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Membro do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano. Colaboradora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Mendes, M., Fernandes, O., & Relva, I. . (2024). Os estilos educativos parentais e o funcionamento familiar numa amostra de adolescentes. Revista Portuguesa De Educação, 37(2), e24022. https://doi.org/10.21814/rpe.23809