Amos Bronson Alcott: Um contributo para uma educação romântica

Autores

  • Jaime Costa Universidade do Minho, Instituto de Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.23945

Palavras-chave:

Educação, Reforma, Transcendentalismo

Resumo

No contexto dos EUA do século XIX, deparamo-nos com a figura incontornável de Amos Bronson Alcott. Por ser um dos ideólogos do Transcendentalismo, romantismo norte-americano, e por estar confrontado com as alterações radicais dos seus tempos, faz da exigência de reforma o garante para um futuro melhor. No âmbito da educação, Alcott concretiza as propostas mais arrojadas, as quais, posteriormente, serão desenvolvidas por outros educadores. No entanto, o objetivo deste artigo é situar o contributo de Alcott no seu contexto e apontar para a sua posição singular. A consciência-de-si, em contexto com a natureza, constitui a condição prévia a toda aprendizagem, daqui surgindo a possibilidade de estabelecer uma relação entre o mundo material e o mundo espiritual. Alcott, num contexto quase panteísta, determina as leis gerais do pensamento, numa série de Máximas como guias para todo o educador. Devido à natureza divina do ser humano, a educação revela-se como autoeducação.

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Biografia Autor

Jaime Costa, Universidade do Minho, Instituto de Letras e Ciências Humanas

Jaime Costa received his PhD. from the University of Salamanca, Spain. He is currently an Assistant Professor in the Institute of Arts and Humanities at the University of Minho where he teaches American Literature and American Society and Culture. He is also member of the board of the MA program in English Language, Literature and Culture.

 

His work has covered a wide range of American topics including: Literature, history and the arts and is presently writing a book on American Literary History. His current research projects focus on the historical process of creation of an American identity through the arts.

 

He has recently edited the book Contra a Guerra by the American essayist and social critic Randolph Bourne.

Referências

Alcott, A. B., (1836). The Doctrine and Discipline of Human Culture. James Munroe and Co.

Alcott, A. B., (1938). In O. Shepard (Ed.), The Journals of Bronson Alcott. Little Brown and Company.

Coleridge, S. T., (1983). In J. Engell and W. Jackson Bate (Eds.), The Collected Works of Samuel Taylor Coleridge.Princeton University Press.

Dahlstrand, F. C., (1982). Amos Bronson Alcott. Associated University Presses.

Emerson, R. W., (1984). Selected Essays. Penguin Books.

Myerson, J., (2000). Transcendentalism: A Reader. Oxford University Press.

Wordsworth, W., (1936). Wordsworth, Poetical Works. Oxford University Press.

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Publicado

2023-06-23

Como Citar

Costa, J. (2023). Amos Bronson Alcott: Um contributo para uma educação romântica. Revista Portuguesa De Educação, 36(1), e23021. https://doi.org/10.21814/rpe.23945