A relação colaborativa na formação continuada com professores de educação física da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.24605Palavras-chave:
Educação física, Educação infantil, Formação continuada colaborativaResumo
No artigo, analisa-se a formação continuada com professores de Educação Física da Educação Infantil de Vitória/Brasil, desenvolvida por meio de parceria entre docentes da Universidade e da Educação Básica. A formação esteve centrada nas práticas pedagógicas dos participantes e nas reflexões sobre elas, que foram sistematizadas na produção de material didático-pedagógico com professores da educação infantil da capital capixaba. Trata-se de uma pesquisa-ação colaborativa, realizada entre 2019 e 2020, que contou com a participação de 27 docentes vinculados à Universidade Federal do Espírito Santo e à Secretaria Municipal de Educação. Os dados foram produzidos por meio da observação participante e registrada em diário de campo. A análise de conteúdo dos dados contribuiu para a formulação das seguintes categorias temáticas: a) a formação como lugar de afetos e afecções: memória de futuro; b) a pluralidade de vozes no compartilhamento das experiências e na ação colaborativa entre professores e equipe formadora; e c) a escrita no processo de formação dos professores: a produção do material didático-pedagógico. Os resultados indicaram a perspectiva dos docentes como pesquisadores da própria prática e o reconhecimento dos professores das instituições infantis como produtores de conhecimentos. O processo autoral, na produção colaborativa de um material didático-pedagógico, contribui para a formação dos participantes, aproximando-os das dimensões política e emancipatória da escrita.
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