Perspectiva histórica e emocionalidade na formação de professores de História portugueses e espanhóis
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.24676Palavras-chave:
Empatia histórica, Ensino de história, Formação de professores, Mestrado de ensino do secundário, Trabalho infantilResumo
Este artigo apresenta os resultados de um estudo que visa avaliar a capacidade dos futuros professores de História do ensino secundário portugueses e espanhóis de adotar uma perspectiva histórica. Para tal, utiliza-se uma amostra de dois grupos comparáveis, composta por 52 alunos da Universidade de Valladolid (Espanha) e 42 alunos da Universidade do Minho (Portugal). O estudo é desenvolvido paralelamente nos dois grupos e utiliza como estratégia uma atividade de contrariedade sobre o trabalho infantil na mineração do século XIX, onde a emocionalidade está fortemente presente. Metodologicamente, esta pesquisa é abordada a partir do paradigma qualitativo, por meio da interpretação das narrativas dos informantes, e sistematizada a partir de quatro categorias progressivas, que vão desde a adoção de uma perspetiva condicionada pelo presente até uma compreensão histórica contextualizada pelas condições de vida do proletariado. Por último, exploram-se as diferentes perspetivas históricas, se as houver, em função da variável independente de género. Os resultados da investigação mostram que, nos dois grupos universitários, a maior parte dos estudantes do Mestrado agrupam-se nos níveis intermédios de empatia histórica e só um pequeno grupo de futuros professores de História procede a explicações plenamente contextualizadas. Em consequência, pode-se considerar que o fator emocional, quando viola o quadro de valores da sociedade atual, afasta a amostra dos padrões da época e não favorece uma compreensão complexa do contexto histórico.
Downloads
Referências
Armas, J., Moreira, A. I., & Prego, S. (2017). As narrativas históricas dos estudantes. Unha ferramenta clave nas aulas de historia. Revista Galega de Educación, 69, 32-36.
Borrás, J. M. (2013). Una historia recuperada. Las aportaciones de la infancia al crecimiento económico y a la subsistencia familiar. In J. M. Borrás (Ed.), El trabajo infantil en España (1700-1950) (pp. 9-26). Icaria Editorial.
Carril-Merino, M. T., Sánchez-Agustí, M., & Muñoz-Labraña, C. (2020). Empatía histórica en futuros profesores de primaria: El trabajo infantil en el siglo XIX. Educação e Pesquisa, 46, 1-18. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046215492
Chapman, A. (2021). Introduction: Historical knowing and the ‘knowledge turn’. In A. Chapman (Ed.), Knowing in schools - Powerful knowledge (pp. 1-31). University College of London.
Chrysikou, E., & Thompson, J. (2015). Assessing cognitive and affective empathy through the interpersonal reactivity index: An argument against a two-factor model. Assessment, 23(6), 769-777. https://doi.org/10.1177/1073191115599055
Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2017). Research methods in education. Routledge.
Crespo, F. J., & Hernández-Franco, J. (2017). La construcción del modelo de paternidad en España (1870-1920). Relaciones: Estudios de Historia y Sociedad, 38(150), 215-246. http://www.revistarelaciones.com/index.php/relaciones/article/view/REHS15008
Creswell, J. (2014). Research design. Qualitative, quantitative, & mixed methods approaches. Sage.
De Corte, K., Buysse, A., Verhofdstadt, L., Roeyers, H., Ponnet, K., & Davis, M. (2007). Measuring empathic tendencies: Reliability and validity of the Dutch version of the Interpersonal Reactivity Index. Psychologica Belgica, 47(4), 235-260. http://doi.org/10.5334/pb-47-4-235
Díaz, B., Rodríguez, K., & Santa Cruz, H. (2015). Propiedades del Índice de Reactividad Interpersonal (IRI) en alumnos del ISTP "San Luis" de Trujillo. Revista "Jang", 2(1), 1-14. https://revistas.ucv.edu.pe/index.php/jang/article/view/1907
Domínguez, J. (2015). Pensamiento histórico y evaluación de competencias. Graó.
Endacott, J., & Brooks, S. (2013). An updated theoretical and practical model for promoting historical empathy. Social Studies Research and Practice, 8(1), 41-58. https://doi.org/10.1108/SSRP-01-2013-B0003
Esteves, A., & López-Torrijo, M. (2005). La integración educativa en Portugal. Un análisis de la enseñanza obligatoria. Revista Española de Educación Comparada, 11, 315-356. https://revistas.uned.es/index.php/REEC/article/view/7413
Ferreira, C. (2004). A empatia histórica da “censura no Estado Novo em Portugal”: Um estudo com alunos de 9.º ano de escolaridade [Dissertação de mestrado não publicada]. Universidade do Minho.
Flick, U. (2015). El diseño de investigación cualitativa. Ediciones Morata, S.L.
Foster, S. (1999). Using historical empathy to excite students about the study of History: Can you empathize with Neville Chamberlain?. Social Studies, 90(1), 18-24. https://doi.org/10.1080/00377999909602386
Foster, S. (2001). Historical empathy in theory and practice: Some final thoughts. In O. L. Davis, E. A. Yeager, & S. J. Foster (Eds.), Historical empathy and perspective taking in the social studies (pp. 167-181). Rowman & Littlefield.
Gómez, C., Ortuño, J., & Molina-Puche, S. (2014). Aprender a pensar históricamente. Retos para la historia en el siglo XXI. Tempo & Argumento, 6(11), 5-27. https://doi.org/10.5965/2175180306112014005
Gómez, C., Solé, G., Miralles, P. & Sánchez, R. (2020). Analysis of cognitive skills in History textbook (Spain-England-Portugal). Frontiers in Psychology, 11, 521115. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.521115
González, N., Henríquez, R., Pagès, J., & Santisteban, A. (2009). El aprendizaje de la empatía histórica en educación secundaria. Análisis y proyecciones de una investigación sobre la enseñanza y el aprendizaje del conflicto y la convivencia en la Edad Media. In R. M. Ávila, B. Borghi, & I. Mattozzi (Eds.), La educación de la ciudadanía y la formación del profesorado. Un proyecto educativo para "la estrategia de Lisboa" (pp. 283-290). Pàtron Editore.
Goulart, P. (2011). Essays on schooling and child labour in Portugal [Tese de doutoramento não publicada]. Universidade Erasmus de Roterdão.
Hawk, S., Keijsers, L., Branje, S., van der Graaff, J., de Wied, M., & Meeus, W. (2013). Examining the Interpersonal Reactivity Index (IRI) among early and late adolescents and their mothers. Journal of Personality Assessment, 95(1), 96-106. https://doi.org/10.1080/00223891.2012.696080
Jensen, J. (2008). Developing historical empathy through debate: An action research study. Social Studies Research and Practice, 3(1), 55-67. https://doi.org/10.1108/SSRP-01-2008-B0004
Kamas, L., & Preston, A. (2018). Can empathy explain gender differences in economic policy views in the United States? Feminist Economics, 25(1), 58-89. https://doi.org/10.1080/13545701.2018.1493215
Lee, P. (2014). Fused horizons? UK research into students’ second-order ideas in history: A perspective from London. In M. Köster, H. Thünemann, & M. ZülsdorfKirsting (Eds.), Researching History education: International perspective and disciplinary traditions (pp. 170-194). Wochenshau Verlag.
Lee, P., & Shemilt, D. (2011). The concept that dares not speak its name: Should empathy come out of the closet? Teaching History, 143, 39-49.
Lévesque, S. (2008). Thinking historically: Educating students for the twenty-first century. University of Toronto.
Lillo, S. (1904). Subterra. Imprenta Moderna.
Lopes, M. A. (2011). Nacer y sobrevivir: La peligrosa infancia en Portugal durante los siglos XVIII y XIX. In F. Núñez (Ed.), La infancia en España y Portugal: Siglos XVI-XIX (pp. 43-68). Ediciones Sílex.
Martínez, L. (2011). Los inicios de la legislación laboral española: La ley Benot. Revista Aequitas, 1, 25-70.
Mestre, V., Frías, M. D., & Samper, P. (2004). La medida de la empatía: Análisis del Interpersonal Reactivity Index. Psicothema, 16(2), 255-260. https://www.psicothema.com/pi?pii=1191
Moreira, A. I. & Armas, J. (2018). Representações de professores do ensino básico de Portugal sobre a História, o currículo e o ensino. In E. López, C. García, & M. Sánchez (Coord.), Buscando formas de enseñar: Investigar para innovar en didáctica de las ciencias sociales (pp. 575-584). Ediciones Universidad de Valladolid.
Navarro, J. (2004). Escuelas y castigos en niños y adolescentes. Anuario de Filosofía, Psicología y Sociología, 7, 67-94.
Pinto, H., & Molina-Puche, S. (2015). La educación patrimonial en los currículos de ciencias sociales en España y Portugal. Educatio Siglo XXI, 33(1), 103-128. https://doi.org/10.6018/j/222521
Portal, C. (1990). Empathy. Teaching History, 58, 36-38.
Rodrigues, A. (2017). A empatia histórica sobre o quotidiano cortesão medieval: Um estudo com alunos do 10.º ano do ensino secundário [Relatório de estágio de mestrado]. Universidade do Minho.
Rodríguez, R., & Solé, G. (2018). Los manuales escolares de Historia en España y Portugal. Reflexiones sobre su uso en educación primaria y secundaria. ARBOR, 194(788), a444. https://doi.org/10.3989/arbor.2018.788n2004
Rodríguez-Medina, J., Gómez-Carrasco, C., López-Facal, R., & Miralles-Martínez, P. (2020). Tendencias emergentes en la producción académica de educación histórica. Revista de Educación, 389, 211-242. https://doi.org/10.4438/1988-592X-RE-2020-389-460
Ruíz, C. (2013). La fábrica o la escuela. Trabajo infantil y educación protectora en la España de los siglos XIX y XX. Dickinson.
Rule, J. (1990). Clase obrera e industrialización. Historia social de la revolución industrial británica, 1750-1850. Editorial Crítica.
Sáiz, J. (2013). Empatía histórica, historia social e identidades: Pensar históricamente la conquista cristiana de la Valencia musulmana con estudiantes de 2.o ESO. Clío, 39, 1-20. http://clio.rediris.es/n39/articulos/historiasocial/saiz.pdf
Sáiz, J., & Barca, I. (2019). Narrativas nacionais de estudantes espanhóis e portugueses. Cadernos de Pesquisa, 49(172), 78-95. https://doi.org/10.1590/198053145414
Sallés, N., & Santacana, J. (2016). Los grupos de innovación educativa en la enseñanza de la Historia en España: Análisis póstumo de los resultados de la aplicación del método por descubrimiento y estado de la cuestión de los aprendizajes por descubrimiento. Educatio Siglo XXI, 34(2), 145-66. https://doi.org/10.6018/j/263851
Santisteban, A. (2010). La formación de competencias de pensamiento histórico. Clío & Asociados, 14, 34-56. https://www.clio.fahce.unlp.edu.ar/article/view/clion14a03
Sarasúa, C. (2006). Trabajo y trabajadores en la España del siglo XIX. In J. M. Matés & A. González (Eds.), Historia económica de España (pp. 1-24). Ariel.
Seixas, P., & Morton, T. (2013). The big six historical thinking concepts. Nelson.
Shemilt, D. (1984). Beauty and the philosopher: Empathy in History and classroom. In A. Dickinson, P. Lee, & P. Rogers (Eds.), Learning History (pp. 39-84). Heinemann Educational Books.
Silva, M. (2018). A empatia como estratégia para o ensino-aprendizagem em História. [Relatório de estágio de mestrado]. Universidade do Porto.
Silva Pinto, A. (1896). Noites de vigilia: Apontamentos pela vida fora. Empreza Litteraria Lisbonense.
Solé, G., Pacheco, E. & Soares, L. (2020). Formação de professores de Geografia e de História: Uma década de investigação-ação pós Bolonha. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 34(3), 33-56. https://doi.org/10.47553/rifop.v34i3.81879
Teixeira, A. (2017). As práticas antissemitas ao longo do “regime nazi”: Um estudo sobre a empatia histórica de alunos do 9.º ano de escolaridade [Relatório de estágio de mestrado]. Universidade do Minho.
Trepat, C. A. (1995). Procedimientos en Historia. Un punto de vista didáctico. Graó.
Viñao, A. (2005). Tiempos familiares, tiempos escolares (trabajo infantil y asistencia escolar en España durante la segunda mitad del siglo XIX y el primer tercio del XX). História da Educação, 9(17), 33-50. https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29198
Wineburg, S. (2016). Why historical thinking is not about history. History News, 71(2), 13-16.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Revista Portuguesa de Educação

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0.
1. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 CC-BY-SA que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
2. Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3. Autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição Compartilhamento pela mesma Licença Internacional 4.0