A prática pedagógica reflexiva em questão: Estudo de caso de uma escola brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.24860

Palavras-chave:

Professor Reflexivo, Processo de Ensino-Aprendizagem, Autonomia Docente

Resumo

No Brasil, a teoria do professor reflexivo vem sendo alvo de discussão em cursos de formação continuada e nos documentos oficiais orientadores de formação inicial. Entretanto, será que os professores desenvolvem uma prática reflexiva, ou essa prática fica só nas orientações documentais? Com o objetivo de responder a esse questionamento, realizamos uma pesquisa com quinze professores de uma escola pública localizada no estado de São Paulo, Brasil. Para essa pesquisa, baseamo-nos em três questões propostas por McKay (2008). Essas questões versaram sobre o planejamento das atividades pedagógicas, em que se baseavam para avaliar as suas aulas e em que momento refletiam sobre sua prática. Os resultados evidenciaram que a maioria segue o currículo do estado de São Paulo, e as reações dos alunos foram o parâmetro mais utilizado para a avaliação das aulas ministradas, nas quais os professores desenvolvem principalmente a reflexão na ação. Com essa pesquisa percebemos que para esse grupo de professores, torna-se importante um aprofundamento da reflexão sobre as suas práticas.

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Biografias Autor

Luiz Henrique Amaral , Universidade Cruzeiro do Sul

Doutor e Mestre em Astrofísica pela Universidade de São Paulo (USP).Reitor da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL).

Carmem Lúcia Costa Amaral, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora e Mestra em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (USP). Professora pesquisadora do Programa de Mestrado e Doutorado em  Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul.

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Publicado

2023-07-03

Como Citar

de Oliveira, T. M. R., Amaral , L. H., & Amaral, C. L. C. . (2023). A prática pedagógica reflexiva em questão: Estudo de caso de uma escola brasileira. Revista Portuguesa De Educação, 36(2), e23027. https://doi.org/10.21814/rpe.24860