Perceção de professores do 1.º ciclo do Ensino Básico da importância do ensino experimental e sua evolução num contexto de formação contínua

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.27920

Palavras-chave:

Ensino experimental, Formação de professores, Perceção dos professores

Resumo

Com o objetivo de conhecer as perceções dos professores sobre o ensino experimental e a sua evolução com uma proposta de formação contínua, foram pedidas aos participantes frases sobre a importância atribuída a este tipo de metodologia, no início e no final do processo de formação, bem como o que destacam como novidade na formação e as dificuldades de aplicação no seu ensino. Após a formação, os participantes, evidenciaram um aumento das referências ao modelo didático subjacente, nomeadamente os conhecimentos dos alunos e os conteúdos programáticos como hipóteses a investigar, assim como a relação entre teoria e prática e a relevância das aprendizagens nos contextos de vida. Coerentemente, percecionam a novidade no contributo para a sua formação metodológica, na articulação da reflexão teórica com a prática das atividades em ambiente de formação, bem como o clima de trabalho propiciador de diálogo e partilha. Não obstante expressem a necessidade de mais formação, as dificuldades são essencialmente percecionadas no quadro institucional tanto no domínio da gestão e organização ao nível da escola como na necessidade de mais oferta de propostas didáticas de ensino experimental.

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Biografia Autor

José Manuel Carmo, Universidade do Algarve, Portugal

Professor Coordenador (aposentado)

Escolas Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve

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Publicado

2024-11-22

Como Citar

Carmo, J. M. (2024). Perceção de professores do 1.º ciclo do Ensino Básico da importância do ensino experimental e sua evolução num contexto de formação contínua. Revista Portuguesa De Educação, 37(2), e24039. https://doi.org/10.21814/rpe.27920