A produção científica sobre capacitismo na educação básica: Uma revisão integrativa de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.27998

Palavras-chave:

Capacitismo, Anticapacitismo, Educação Básica, Inclusão Escolar

Resumo

Esta pesquisa visa caracterizar o modo como o capacitismo é reproduzido na educação básica e identificar contribuições para a construção de práticas educativas anticapacitistas. Os dados foram obtidos por meio de um estudo de revisão integrativa que abrangeu artigos científicos e ensaios teóricos publicados em periódicos internacionais e nacionais entre 2009 e 2020. As bases de dados utilizadas para o levantamento das publicações foram: Social Sciences Citation Index (Web of Science), Elsevier (Scopus), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Educational Resources Information Centre (ERIC). A análise foi realizada por meio de um protocolo estruturado pelo(s) autore(s), contendo características mais gerais dos artigos e da análise de conteúdo. As categorias emergentes a partir da coleta de dados foram: 1) reprodução do capacitismo na educação básica; 2) capacitismo como uma experiência interseccional; e 3) contribuições para práticas educativas anticapacitistas na educação básica. Concluiu-se que o capacitismo está presente nos planejamentos das atividades e nos currículos escolares e produz como efeito a manutenção de diversas barreiras que obstaculizam o acesso ao conhecimento e a participação de estudantes com deficiência na educação básica. Assim, a proposição e implementação de práticas educativas anticapacitistas é necessária e urgente para a garantia do direito à educação dessa população. Torna-se imprescindível que o capacitismo seja inserido como uma temática a ser discutida nas formações docentes bem como na composição da produção do conhecimento para maior disseminação do conceito na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Simone De Mamann Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Professora de educação especial do Colégio de Aplicação/UFSC, mestre em Educação/UFSC, doutoranda em Psicologia/UFSC, Brasil. CLatteshttp://lattes.cnpq.br/7115664211785820

Marivete Gesser, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Professora associada do Departamento de Psicologia/UFSC, pesquisadora bolsista PQ-1D do CNPq, mestre em Psicologia Social/PUC/SP, doutora em Psicologia/UFSC, pós-doutora/State University of New York/USA, Brasil.

Geisa Letícia Kempfer Böck, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil

Graduada em Educação Especial/UFSM, mestre em Educação e Formação de Educadores/UFSC, doutora em Psicologia/UFSC. Professora/ no Laboratório de Educação Inclusiva/LEdI do Centro de Educação a Distância/Cead/Udesc, professora do mestrado profissional em Educação Inclusiva/PROFEI, Brasil.

Gabriel Carvalho Leandro, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Graduado em Psicologia/UFSC, bolsista PIBIC/CNPQ, Brasil

Referências

Adjei, P. B. (2018). The (em)bodiment of blackness in a visceral anti-black racism and ableism context. Race Ethnicity and Education, 21(3), 275-287. https://doi.org/10.1080/13613324.2016.1248821

Akotirene, C. (2019). Interseccionalidade (1.ª Ed.). Pólen.

Aldakhil, A. (2019). Disablism in Saudi mainstream schools: disabled teachers’ experiences and perspectives. International Journal of Disability, Development and Education, 67(5), 536-546. https://doi.org/10.1080/1034912X.2019.1620923

Amsterdam, N. V., Knoppers, A., & Jongmans, M. (2015). ‘It's actually very normal that I'm different’. How physically disabled youth discursively construct and position their body/self. Sport, Education and Society, 20(2), 152-170. https://doi.org/10.1080/13573322.2012.749784

Ashby, C. (2010). The trouble with normal: the struggle for meaningful access for middle school students with developmental disability labels. Disability & Society, 25(3), 345-358. https://doi.org/10.1080/09687591003701249

Bacon, J. K., & Lalvani, P. (2019). Dominant narratives, subjugated knowledges, and the righting of the story of disability in K-12 curricula. Curriculum Inquiry, 49(4), 387-404. https://doi.org/10.1080/03626784.2019.1656990

Baglieri, S., Bejoian, L. M., Broderick, A. A., Connor, D. J., & Valle, J. (2011). [Re]claiming “Inclusive Education” toward cohesion in educational reform: Disability studies unravels the myth of the normal child. Teachers College Record, 113(10), 2122-2154. https://doi.org/10.1177/016146811111301

Banks, J. (2017). “These people are never going to stop labeling me”: educational experiences of African American male students labeled with learning disabilities. Equity & Excellence in Education, 50(1), 96-107. https://doi.org/10.1080/10665684.2016.1250235

Bardin, L. (2004). Análise de Conteúdo (3.ª ed) Edições 70.

Bialka, C. S., Havlik, S., Mancini, G., & Marano, H. (2019). “I guess I’ll have to bring it”: Examining the construction and outcomes of a social justice–oriented service-learning partnership. Journal of Transformative Education, 20(10), 1-21. https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1541344619843517

Böck, G. L. K., Gesser, M., & Nuernberg, A. H. (2018). Desenho universal para a aprendizagem: a produção científica no período de 2011 a 2016. Revista Brasileira de Educação Especial, 24(1), 143-160. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382418000100011

Botelho, L. L. R., Cunha, C. C. A., & Macedo, M. (2011). O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, 5(11), 121-136. http://www.spell.org.br/documentos/ver/10515/o-metodo-da-revisao-integrativa-nos-estudos-organizacionais/i/pt-br

Braun, J., Hollstein, O., & Meseth, W. (2020). Inclusive classroom interaction in lower secondary education. British Journal of Visual Impairment, 39(1), 64–75. https://doi.org/10.1177/0264619620975469

Broderick, A., & Lalvani, P. (2017). Dysconscious ableism: toward a liberatory praxis in teacher education. International Journal of Inclusive Education, 21(9), 894-905. http://dx.doi.org/10.1080/13603116.2017.1296034

Buka, A. M., & Molepo, J. M. (2016). A psycho-pedagogic approach for inclusive classes in disadvantaged rural primary schools in South Africa: advancing teaching practices. International Journal of Educational Sciences, 12(1), 38-44. http://dx.doi.org/10.1080/09751122.2016.11890410

Câmara dos Deputados (2008). Decreto-Lei nº 186/2008, de 09 de Julho. Aprova o texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007. Diário Oficial da União – Seção 1 https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decleg/2008/decretolegislativo-186-9-julho-2008-577811-norma-pl.html

Camargo, F. P. de, & Carvalho, C. P. de (2019). O direito à educação de alunos com deficiência: a gestão da política de educação inclusiva em escolas municipais segundo os agentes implementadores. Revista Brasileira de Educação Especial, 25(4), 617-634. https://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382519000400006

Campbell, F. K. (2009). Contours of Ableism – The production of disability and abledness (1.ª Ed.) Palgrave Macmillan. https://link.springer.com/book/10.1057/9780230245181

Cooper, H. M. (1984). The Interative research review: a systematic approach. SAGE Publications.

Corcoran, T., Claiborne, L., & Whitburn, B. (2019). Paradoxes in inclusive education: a necessary condition of relationality? International Journal of Inclusive Education, 23(10), 1003-1016. https://dx.doi.org/10.1080/13603116.2019.1625453

Crenshaw, K. (2002). Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Estudos Feministas, 10(1), 171-189. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2002000100011

D’Souza, R. (2020). Exploring ableism in Indian schooling through the social model of disability. Disability & Society, 35(7), 1177-1182. https://dx.doi.org/10.1080/09687599.2019.1668635

Deckman, S. L., Fulmer, E. F., Kirby, K., Hoover, K., & Mackall, A. S. (2020). (Un)affirming assimilation: depictions of dis/ability in health textbooks. Journal for Multicultural Education, 14(3/4), 269-280. https://dx.doi.org/10.1108/JME-04-2020-0037 Ministério da Educação. (2009). Decreto-Lei nº 6.949/2009, de 25 de agosto. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/decreto6949_seesp.pdf

DeMatthews, D. (2020). Addressing racism and ableism in schools: A DisCrit leadership framework for principals. The Clearing House: A Journal of Educational Strategies, Issues and Ideas, 93(1), 27-34. https://dx.doi.org/10.1080/00098655.2019.1690419

Ellman, L. (2011). Opening eyes to the blind: A unit plan that confronts ableism in a standards-based general education classroom. The Clearing House: A Journal of Educational Strategies, Issues and Ideas, 85(1), 15-22. https://dx.doi.org/10.1080/00098655.2011.604362

Ferreira, W. B. (2009). Entendendo a discriminação contra estudantes com deficiência na escola. In O. Fávero, W. Ferreira, T. Ireland, & D. Barreiros (Orgs.). Tornar a Educação Inclusiva. (1.ª Ed., pp. 25-53). Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). https://crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/educacao_inclusiva/educacao_inclusiva_unesco_2009.pdf

Gesser, M. (2020). Por uma educação anticapacitista: contribuições dos estudos sobre deficiência para a promoção de processos educativos inclusivos na escola. In L. C. Oltramari, M. Gesser, & L. R. C. Feitosa (Orgs.), Psicologia Escolar e Educacional: processos educacionais e debates contemporâneos (1.ª Ed., pp. 93- 113). Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Universidade Federal de Santa Catarina. https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/217611/Psicologia%20Escolar%20Educacional%20PDFa.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Gesser, M., Block, P., & Mello, A. G. (2020). Estudos da Deficiência: interseccionalidade, anticapacitismo e emancipação social. In M. Gesser, G. L. K. Böck, & P. H. Lopes (Orgs.), Estudos da Deficiência: Anticapacitismo e Emancipação Social (1.ª Ed., pp. 17-35). Editora CRV. https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/35413-estudos-da-deficiencia-branticapacitismo-e-emancipacao-social

Giangreco, M. F. (2020). “How Can a Student with Severe Disabilities Be in a Fifth-Grade Class When He Can’t Do Fifth-Grade Level Work?” Misapplying the Least Restrictive Environment. Research and Practice for Persons with Severe Disabilities, 45(1) 23–27. https://dx.doi.org/10.1177/1540796919892733

Giese, M., & Ruin, S. (2018). Forgotten bodies – an examination of physical education from the perspective of ableism. Sport in Society, 21(1), 152-165. https://dx.doi.org/10.1080/17430437.2016.1225857

Gumpel, T. P., Koller, J., Weintraub, N., Werner, S., & Wiesenthal, V. (2020). The 3P model for creating sustainable educational reform: an epilogue to the special issue. Journal of Educational Administration, 58(5), 571-584. https://dx.doi.org/10.1108/JEA-03-2020-0074

Hale, C. (2015). Urban special education policy and the lived experience of stigma in a high school science classroom. Cultural Studies in Science Education, 10, 1071-1088. https://dx.doi.org/10.1007/s11422-013-9548-x

Hayden, H. E., & Prince, E. M. T. (2020). Disrupting ableism: Strengths-based representations of disability in children’s picture books. Journal of Early Childhood Literacy, 23(2) 236–261. https://dx.doi.org/10.1177/1468798420981751

Hernández-Saca, D., & Cannon, M.A. (2019). Interrogating disability epistemologies: towards collective dis/ability intersectional emotional, affective and spiritual autoethnographies for healing. International Journal of Qualitative Studies in Education, 32(3), 243–262. https://doi.org/10.1080/09518398.2019.1576944

Krueger-Henney, P. (2019). Through space into the flesh: mapping inscriptions of anti-black racist and ableist schooling on young people’s bodies. Curriculum Inquiry, 49(4), 426-441. https://dx.doi.org/10.1080/03626784.2019.1657770

La Porte, A. M. (2020). Inverse inclusion: an experiential model for preservice teacher education. Studies in Art Education, 61(1), 92-96. https://dx.doi.org/10.1080/00393541.2019.1699391

Lalvani, P., & Broderick, A. A. (2013). Institutionalized ableism and the misguided “disability awareness day”: transformative pedagogies for teacher education. Equity & Excellence in Education, 46(4), 468-483. https://dx.doi.org/ 10.1080/10665684.2013.83848

McRuer, R. (2021). Teoría Crip. Signos culturales de lo queer y de la discapacidad (1.ª Ed.). Kaótica Libros.

Mello, A. G., & De Mozzi, G. (2018). A favor da deficiência nos estudos interseccionais de matriz feminista. In H. C. Nardi, M. V. de F. Rosa, P. S. Machado & R. S. Silveira (Orgs.), Políticas públicas, relações de gênero, diversidade sexual e raça na perspectiva interseccional (1.ª Ed., pp. 17-30). Secco Editora. https://www.academia.edu/37815133/A_favor_da_defici%C3%AAncia_nos_estudos_interseccionais_de_matriz_feminista

Ministério da Educação (2008). Política Nacional de Educação na Perspectiva da Educação Inclusiva. Ministério da Educação. . http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf

Padillaa, A., & Tan, P. (2019). Toward inclusive mathematics education: a metatheoretical reflection about countering ableism in mathematics standards and curriculum. International Journal of Qualitative Studies in Education, 32(3), 299–322. https://doi.org/10.1080/09518398.2019.1576941

Penketh, C. (2016). Special educational needs and art and design education: plural perspectives on exclusion. Journal of Education Policy, 31(4), 432–442. http://dx.doi.org/10.1080/02680939.2015.1113570

Penketh, C. (2017). ‘Children see before they speak’: an exploration of ableism in art education. Disability & Society, 32(1), 110-127. https://doi.org/10.1080/09687599.2016.1270819

Pihl, J., Holm, G., Riitaoja, A. L., Kjaran, J. I., & Carlson, M. (2018). Nordic discourses on marginalisation through education. Education Inquiry, 9(1), 22-39. https://doi.org/10.1080/20004508.2018.1428032

Runswick-Cole, K. (2011). Time to end the bias towards inclusive education? British Journal of Special Education, 38(3), 112-119. https://doi.org/10.1111/j.1467-8578.2011.00514.x

Senado Federal. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Senado Federal. (2019). Estatuto da Pessoa com Deficiência. Edições Técnicas. https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/554329/estatuto_da_pessoa_com_deficiencia_3ed.pdf

Sibley, D. (1995). Geographies of exclusion: society and difference in the West (1.ª Ed.). Routledge.

Siuty, M. B. (2019). Inclusion gatekeepers: the social production of spatial identities in special education. International Journal of Qualitative Studies in Education, 32(8), 1032-1047. https://doi.org/10.1080/09518398.2019.1635283

Swenson, S. (2020). Here but not here. Research and Practice for Persons with Severe Disabilities, 45(1) 51–55. https://doi.org/10.1177/1540796919901269

Valle, J. W. & Connor, D. J. (2014). Ressignificando a deficiência: da abordagem social às práticas inclusivas na escola (F. de Siqueira Rodrigues, Trad., 1.ª Ed.). AMGH Editora.

Downloads

Publicado

2023-06-23

Como Citar

De Mamann Ferreira, S., Gesser, M., Letícia Kempfer Böck, G. ., & Carvalho Leandro, G. (2023). A produção científica sobre capacitismo na educação básica: Uma revisão integrativa de literatura. Revista Portuguesa De Educação, 36(1), e23022. https://doi.org/10.21814/rpe.27998