A produção científica sobre capacitismo na educação básica: Uma revisão integrativa de literatura

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.21814/rpe.27998

Mots-clés :

Capacitismo, Anticapacitismo, Educação Básica, Inclusão Escolar

Résumé

Esta pesquisa visa caracterizar o modo como o capacitismo é reproduzido na educação básica e identificar contribuições para a construção de práticas educativas anticapacitistas. Os dados foram obtidos por meio de um estudo de revisão integrativa que abrangeu artigos científicos e ensaios teóricos publicados em periódicos internacionais e nacionais entre 2009 e 2020. As bases de dados utilizadas para o levantamento das publicações foram: Social Sciences Citation Index (Web of Science), Elsevier (Scopus), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Educational Resources Information Centre (ERIC). A análise foi realizada por meio de um protocolo estruturado pelo(s) autore(s), contendo características mais gerais dos artigos e da análise de conteúdo. As categorias emergentes a partir da coleta de dados foram: 1) reprodução do capacitismo na educação básica; 2) capacitismo como uma experiência interseccional; e 3) contribuições para práticas educativas anticapacitistas na educação básica. Concluiu-se que o capacitismo está presente nos planejamentos das atividades e nos currículos escolares e produz como efeito a manutenção de diversas barreiras que obstaculizam o acesso ao conhecimento e a participação de estudantes com deficiência na educação básica. Assim, a proposição e implementação de práticas educativas anticapacitistas é necessária e urgente para a garantia do direito à educação dessa população. Torna-se imprescindível que o capacitismo seja inserido como uma temática a ser discutida nas formações docentes bem como na composição da produção do conhecimento para maior disseminação do conceito na sociedade.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Simone De Mamann Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Professora de educação especial do Colégio de Aplicação/UFSC, mestre em Educação/UFSC, doutoranda em Psicologia/UFSC, Brasil. CLatteshttp://lattes.cnpq.br/7115664211785820

Marivete Gesser, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Professora associada do Departamento de Psicologia/UFSC, pesquisadora bolsista PQ-1D do CNPq, mestre em Psicologia Social/PUC/SP, doutora em Psicologia/UFSC, pós-doutora/State University of New York/USA, Brasil.

Geisa Letícia Kempfer Böck, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil

Graduada em Educação Especial/UFSM, mestre em Educação e Formação de Educadores/UFSC, doutora em Psicologia/UFSC. Professora/ no Laboratório de Educação Inclusiva/LEdI do Centro de Educação a Distância/Cead/Udesc, professora do mestrado profissional em Educação Inclusiva/PROFEI, Brasil.

Gabriel Carvalho Leandro, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Graduado em Psicologia/UFSC, bolsista PIBIC/CNPQ, Brasil

Références

Adjei, P. B. (2018). The (em)bodiment of blackness in a visceral anti-black racism and ableism context. Race Ethnicity and Education, 21(3), 275-287. https://doi.org/10.1080/13613324.2016.1248821

Akotirene, C. (2019). Interseccionalidade (1.ª Ed.). Pólen.

Aldakhil, A. (2019). Disablism in Saudi mainstream schools: disabled teachers’ experiences and perspectives. International Journal of Disability, Development and Education, 67(5), 536-546. https://doi.org/10.1080/1034912X.2019.1620923

Amsterdam, N. V., Knoppers, A., & Jongmans, M. (2015). ‘It's actually very normal that I'm different’. How physically disabled youth discursively construct and position their body/self. Sport, Education and Society, 20(2), 152-170. https://doi.org/10.1080/13573322.2012.749784

Ashby, C. (2010). The trouble with normal: the struggle for meaningful access for middle school students with developmental disability labels. Disability & Society, 25(3), 345-358. https://doi.org/10.1080/09687591003701249

Bacon, J. K., & Lalvani, P. (2019). Dominant narratives, subjugated knowledges, and the righting of the story of disability in K-12 curricula. Curriculum Inquiry, 49(4), 387-404. https://doi.org/10.1080/03626784.2019.1656990

Baglieri, S., Bejoian, L. M., Broderick, A. A., Connor, D. J., & Valle, J. (2011). [Re]claiming “Inclusive Education” toward cohesion in educational reform: Disability studies unravels the myth of the normal child. Teachers College Record, 113(10), 2122-2154. https://doi.org/10.1177/016146811111301

Banks, J. (2017). “These people are never going to stop labeling me”: educational experiences of African American male students labeled with learning disabilities. Equity & Excellence in Education, 50(1), 96-107. https://doi.org/10.1080/10665684.2016.1250235

Bardin, L. (2004). Análise de Conteúdo (3.ª ed) Edições 70.

Bialka, C. S., Havlik, S., Mancini, G., & Marano, H. (2019). “I guess I’ll have to bring it”: Examining the construction and outcomes of a social justice–oriented service-learning partnership. Journal of Transformative Education, 20(10), 1-21. https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1541344619843517

Böck, G. L. K., Gesser, M., & Nuernberg, A. H. (2018). Desenho universal para a aprendizagem: a produção científica no período de 2011 a 2016. Revista Brasileira de Educação Especial, 24(1), 143-160. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382418000100011

Botelho, L. L. R., Cunha, C. C. A., & Macedo, M. (2011). O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, 5(11), 121-136. http://www.spell.org.br/documentos/ver/10515/o-metodo-da-revisao-integrativa-nos-estudos-organizacionais/i/pt-br

Braun, J., Hollstein, O., & Meseth, W. (2020). Inclusive classroom interaction in lower secondary education. British Journal of Visual Impairment, 39(1), 64–75. https://doi.org/10.1177/0264619620975469

Broderick, A., & Lalvani, P. (2017). Dysconscious ableism: toward a liberatory praxis in teacher education. International Journal of Inclusive Education, 21(9), 894-905. http://dx.doi.org/10.1080/13603116.2017.1296034

Buka, A. M., & Molepo, J. M. (2016). A psycho-pedagogic approach for inclusive classes in disadvantaged rural primary schools in South Africa: advancing teaching practices. International Journal of Educational Sciences, 12(1), 38-44. http://dx.doi.org/10.1080/09751122.2016.11890410

Câmara dos Deputados (2008). Decreto-Lei nº 186/2008, de 09 de Julho. Aprova o texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007. Diário Oficial da União – Seção 1 https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decleg/2008/decretolegislativo-186-9-julho-2008-577811-norma-pl.html

Camargo, F. P. de, & Carvalho, C. P. de (2019). O direito à educação de alunos com deficiência: a gestão da política de educação inclusiva em escolas municipais segundo os agentes implementadores. Revista Brasileira de Educação Especial, 25(4), 617-634. https://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382519000400006

Campbell, F. K. (2009). Contours of Ableism – The production of disability and abledness (1.ª Ed.) Palgrave Macmillan. https://link.springer.com/book/10.1057/9780230245181

Cooper, H. M. (1984). The Interative research review: a systematic approach. SAGE Publications.

Corcoran, T., Claiborne, L., & Whitburn, B. (2019). Paradoxes in inclusive education: a necessary condition of relationality? International Journal of Inclusive Education, 23(10), 1003-1016. https://dx.doi.org/10.1080/13603116.2019.1625453

Crenshaw, K. (2002). Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Estudos Feministas, 10(1), 171-189. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2002000100011

D’Souza, R. (2020). Exploring ableism in Indian schooling through the social model of disability. Disability & Society, 35(7), 1177-1182. https://dx.doi.org/10.1080/09687599.2019.1668635

Deckman, S. L., Fulmer, E. F., Kirby, K., Hoover, K., & Mackall, A. S. (2020). (Un)affirming assimilation: depictions of dis/ability in health textbooks. Journal for Multicultural Education, 14(3/4), 269-280. https://dx.doi.org/10.1108/JME-04-2020-0037 Ministério da Educação. (2009). Decreto-Lei nº 6.949/2009, de 25 de agosto. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/decreto6949_seesp.pdf

DeMatthews, D. (2020). Addressing racism and ableism in schools: A DisCrit leadership framework for principals. The Clearing House: A Journal of Educational Strategies, Issues and Ideas, 93(1), 27-34. https://dx.doi.org/10.1080/00098655.2019.1690419

Ellman, L. (2011). Opening eyes to the blind: A unit plan that confronts ableism in a standards-based general education classroom. The Clearing House: A Journal of Educational Strategies, Issues and Ideas, 85(1), 15-22. https://dx.doi.org/10.1080/00098655.2011.604362

Ferreira, W. B. (2009). Entendendo a discriminação contra estudantes com deficiência na escola. In O. Fávero, W. Ferreira, T. Ireland, & D. Barreiros (Orgs.). Tornar a Educação Inclusiva. (1.ª Ed., pp. 25-53). Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). https://crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/educacao_inclusiva/educacao_inclusiva_unesco_2009.pdf

Gesser, M. (2020). Por uma educação anticapacitista: contribuições dos estudos sobre deficiência para a promoção de processos educativos inclusivos na escola. In L. C. Oltramari, M. Gesser, & L. R. C. Feitosa (Orgs.), Psicologia Escolar e Educacional: processos educacionais e debates contemporâneos (1.ª Ed., pp. 93- 113). Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Universidade Federal de Santa Catarina. https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/217611/Psicologia%20Escolar%20Educacional%20PDFa.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Gesser, M., Block, P., & Mello, A. G. (2020). Estudos da Deficiência: interseccionalidade, anticapacitismo e emancipação social. In M. Gesser, G. L. K. Böck, & P. H. Lopes (Orgs.), Estudos da Deficiência: Anticapacitismo e Emancipação Social (1.ª Ed., pp. 17-35). Editora CRV. https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/35413-estudos-da-deficiencia-branticapacitismo-e-emancipacao-social

Giangreco, M. F. (2020). “How Can a Student with Severe Disabilities Be in a Fifth-Grade Class When He Can’t Do Fifth-Grade Level Work?” Misapplying the Least Restrictive Environment. Research and Practice for Persons with Severe Disabilities, 45(1) 23–27. https://dx.doi.org/10.1177/1540796919892733

Giese, M., & Ruin, S. (2018). Forgotten bodies – an examination of physical education from the perspective of ableism. Sport in Society, 21(1), 152-165. https://dx.doi.org/10.1080/17430437.2016.1225857

Gumpel, T. P., Koller, J., Weintraub, N., Werner, S., & Wiesenthal, V. (2020). The 3P model for creating sustainable educational reform: an epilogue to the special issue. Journal of Educational Administration, 58(5), 571-584. https://dx.doi.org/10.1108/JEA-03-2020-0074

Hale, C. (2015). Urban special education policy and the lived experience of stigma in a high school science classroom. Cultural Studies in Science Education, 10, 1071-1088. https://dx.doi.org/10.1007/s11422-013-9548-x

Hayden, H. E., & Prince, E. M. T. (2020). Disrupting ableism: Strengths-based representations of disability in children’s picture books. Journal of Early Childhood Literacy, 23(2) 236–261. https://dx.doi.org/10.1177/1468798420981751

Hernández-Saca, D., & Cannon, M.A. (2019). Interrogating disability epistemologies: towards collective dis/ability intersectional emotional, affective and spiritual autoethnographies for healing. International Journal of Qualitative Studies in Education, 32(3), 243–262. https://doi.org/10.1080/09518398.2019.1576944

Krueger-Henney, P. (2019). Through space into the flesh: mapping inscriptions of anti-black racist and ableist schooling on young people’s bodies. Curriculum Inquiry, 49(4), 426-441. https://dx.doi.org/10.1080/03626784.2019.1657770

La Porte, A. M. (2020). Inverse inclusion: an experiential model for preservice teacher education. Studies in Art Education, 61(1), 92-96. https://dx.doi.org/10.1080/00393541.2019.1699391

Lalvani, P., & Broderick, A. A. (2013). Institutionalized ableism and the misguided “disability awareness day”: transformative pedagogies for teacher education. Equity & Excellence in Education, 46(4), 468-483. https://dx.doi.org/ 10.1080/10665684.2013.83848

McRuer, R. (2021). Teoría Crip. Signos culturales de lo queer y de la discapacidad (1.ª Ed.). Kaótica Libros.

Mello, A. G., & De Mozzi, G. (2018). A favor da deficiência nos estudos interseccionais de matriz feminista. In H. C. Nardi, M. V. de F. Rosa, P. S. Machado & R. S. Silveira (Orgs.), Políticas públicas, relações de gênero, diversidade sexual e raça na perspectiva interseccional (1.ª Ed., pp. 17-30). Secco Editora. https://www.academia.edu/37815133/A_favor_da_defici%C3%AAncia_nos_estudos_interseccionais_de_matriz_feminista

Ministério da Educação (2008). Política Nacional de Educação na Perspectiva da Educação Inclusiva. Ministério da Educação. . http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf

Padillaa, A., & Tan, P. (2019). Toward inclusive mathematics education: a metatheoretical reflection about countering ableism in mathematics standards and curriculum. International Journal of Qualitative Studies in Education, 32(3), 299–322. https://doi.org/10.1080/09518398.2019.1576941

Penketh, C. (2016). Special educational needs and art and design education: plural perspectives on exclusion. Journal of Education Policy, 31(4), 432–442. http://dx.doi.org/10.1080/02680939.2015.1113570

Penketh, C. (2017). ‘Children see before they speak’: an exploration of ableism in art education. Disability & Society, 32(1), 110-127. https://doi.org/10.1080/09687599.2016.1270819

Pihl, J., Holm, G., Riitaoja, A. L., Kjaran, J. I., & Carlson, M. (2018). Nordic discourses on marginalisation through education. Education Inquiry, 9(1), 22-39. https://doi.org/10.1080/20004508.2018.1428032

Runswick-Cole, K. (2011). Time to end the bias towards inclusive education? British Journal of Special Education, 38(3), 112-119. https://doi.org/10.1111/j.1467-8578.2011.00514.x

Senado Federal. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Senado Federal. (2019). Estatuto da Pessoa com Deficiência. Edições Técnicas. https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/554329/estatuto_da_pessoa_com_deficiencia_3ed.pdf

Sibley, D. (1995). Geographies of exclusion: society and difference in the West (1.ª Ed.). Routledge.

Siuty, M. B. (2019). Inclusion gatekeepers: the social production of spatial identities in special education. International Journal of Qualitative Studies in Education, 32(8), 1032-1047. https://doi.org/10.1080/09518398.2019.1635283

Swenson, S. (2020). Here but not here. Research and Practice for Persons with Severe Disabilities, 45(1) 51–55. https://doi.org/10.1177/1540796919901269

Valle, J. W. & Connor, D. J. (2014). Ressignificando a deficiência: da abordagem social às práticas inclusivas na escola (F. de Siqueira Rodrigues, Trad., 1.ª Ed.). AMGH Editora.

Téléchargements

Publiée

2023-06-23

Numéro

Rubrique

Artigos