Validade estrutural e concorrente da versão brasileira do Questionário de Estratégias de Motivação para Aprendizagem (MSLQ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.29262

Palavras-chave:

Autorregulação da aprendizagem, Validade preditiva, Validade estrutural, Desempenho acadêmico, Exploratory graph analysis

Resumo

O Questionário de Estratégias de Motivação para Aprendizagem (Motivated Strategies for Learning Questionnaire – MSLQ), desenvolvido por Pintrich e colaboradores na década de 1980, tem sido um instrumento amplamente utilizado no contexto educacional. Contudo, os estudos de validade realizados internacionalmente têm identificado fragilidades que devem ser aprofundadas sobre a qualidade psicométrica do instrumento. O objetivo desta pesquisa é explorar as evidências de validade estrutural e concorrente do MSLQ. Para isso, foram coletados dados de forma online com 403 estudantes universitários, os quais, além de responderem ao MSLQ, também avaliaram o seu desempenho escolar de “ruim” a “excelente” numa escala de seis pontos. Uma análise fatorial confirmatória foi utilizada para se avaliar a validade estrutural de três modelos: o unifatorial; o modelo original com 15 subescalas; e o modelo exploratório estimado com a exploratory graph analysis. Também se utilizou uma regressão logística ordinal para avaliar se escores fatoriais gerados por esses modelos eram capazes de predizer a autopercepção de desempenho. Os resultados indicam que o modelo exploratório apresentou melhor validade estrutural, bem como melhor validade preditiva em comparação com os outros dois modelos. Esse resultado demonstra algumas fragilidades da estruturação teórica original do MSLQ. Discutem-se as similaridades e idiossincrasias dos nossos resultados com outros estudos, bem como são feitas recomendações para estudos futuros sobre o MSLQ.

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Biografias Autor

Ana Luiza Pedrosa Neves Aichinger, Universidade São Francisco, Brasil

Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco, na linha de pesquisa Psicologia Educacional. Psicóloga Clínica graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui experiência nas áreas de Psicologia, Avaliação Psicológica e Orientação Profissional.

Vithor Rosa Franco, Universidade São Francisco, Brasil

Professor auxiliar do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (USF). Doutor em psicometria (com período de sanduíche em Umeå, Suécia, fomentado pela CAPES pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior) e mestre em psicologia social pelo Programa de Pós-Graduação de Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PPG-PSTO) da Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação Bacharel e Psicólogo pelo Instituto de Psicologia (IP) da UnB. Tenho experiência em tomada de decisão social, modelagem por métodos de inferência Bayesiana, psicometria, economia comportamental, econometria e machine learning.

Ricardo Luiz Castro de Mesquita, Universidade São Francisco, Brasil

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ(1992), Pós Graduação no IAG Master em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC-Rio(1997) e Mestrado em Metrologia para a Qualidade e Inovação pela PUC-Rio (2001). Tem experiência na área corporativa e acadêmica, atuando com Engenharia, Gestão da Qualidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente e Gerenciamento de Projetos. Certificações em: Gerenciamento de Projetos - PMP ? Project Management Professional ? (PMP Number: 1387124) ? PMI e Auditor Líder de Sistemas de Gestão da Qualidade (Knower/ABENDI‐RAC). Atualmente, atua como professor na Universidade São Francisco.

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Publicado

2024-09-24

Como Citar

Pedrosa Neves Aichinger, A. L., Rosa Franco, V., & Luiz Castro de Mesquita, R. (2024). Validade estrutural e concorrente da versão brasileira do Questionário de Estratégias de Motivação para Aprendizagem (MSLQ). Revista Portuguesa De Educação, 37(2), e24032. https://doi.org/10.21814/rpe.29262