Validade estrutural e concorrente da versão brasileira do Questionário de Estratégias de Motivação para Aprendizagem (MSLQ)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.21814/rpe.29262

Mots-clés :

Autorregulação da aprendizagem, Validade preditiva, Validade estrutural, Desempenho acadêmico, Exploratory graph analysis

Résumé

O Questionário de Estratégias de Motivação para Aprendizagem (Motivated Strategies for Learning Questionnaire – MSLQ), desenvolvido por Pintrich e colaboradores na década de 1980, tem sido um instrumento amplamente utilizado no contexto educacional. Contudo, os estudos de validade realizados internacionalmente têm identificado fragilidades que devem ser aprofundadas sobre a qualidade psicométrica do instrumento. O objetivo desta pesquisa é explorar as evidências de validade estrutural e concorrente do MSLQ. Para isso, foram coletados dados de forma online com 403 estudantes universitários, os quais, além de responderem ao MSLQ, também avaliaram o seu desempenho escolar de “ruim” a “excelente” numa escala de seis pontos. Uma análise fatorial confirmatória foi utilizada para se avaliar a validade estrutural de três modelos: o unifatorial; o modelo original com 15 subescalas; e o modelo exploratório estimado com a exploratory graph analysis. Também se utilizou uma regressão logística ordinal para avaliar se escores fatoriais gerados por esses modelos eram capazes de predizer a autopercepção de desempenho. Os resultados indicam que o modelo exploratório apresentou melhor validade estrutural, bem como melhor validade preditiva em comparação com os outros dois modelos. Esse resultado demonstra algumas fragilidades da estruturação teórica original do MSLQ. Discutem-se as similaridades e idiossincrasias dos nossos resultados com outros estudos, bem como são feitas recomendações para estudos futuros sobre o MSLQ.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Ana Luiza Pedrosa Neves Aichinger, Universidade São Francisco, Brasil

Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco, na linha de pesquisa Psicologia Educacional. Psicóloga Clínica graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui experiência nas áreas de Psicologia, Avaliação Psicológica e Orientação Profissional.

Vithor Rosa Franco, Universidade São Francisco, Brasil

Professor auxiliar do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (USF). Doutor em psicometria (com período de sanduíche em Umeå, Suécia, fomentado pela CAPES pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior) e mestre em psicologia social pelo Programa de Pós-Graduação de Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PPG-PSTO) da Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação Bacharel e Psicólogo pelo Instituto de Psicologia (IP) da UnB. Tenho experiência em tomada de decisão social, modelagem por métodos de inferência Bayesiana, psicometria, economia comportamental, econometria e machine learning.

Ricardo Luiz Castro de Mesquita, Universidade São Francisco, Brasil

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ(1992), Pós Graduação no IAG Master em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC-Rio(1997) e Mestrado em Metrologia para a Qualidade e Inovação pela PUC-Rio (2001). Tem experiência na área corporativa e acadêmica, atuando com Engenharia, Gestão da Qualidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente e Gerenciamento de Projetos. Certificações em: Gerenciamento de Projetos - PMP ? Project Management Professional ? (PMP Number: 1387124) ? PMI e Auditor Líder de Sistemas de Gestão da Qualidade (Knower/ABENDI‐RAC). Atualmente, atua como professor na Universidade São Francisco.

Références

Alves, I. P., Faria, I., & Pereira, J. L. (2023). Avaliação formativa e autorregulação da aprendizagem no Ensino Superior. Revista Internacional de Educação Superior, 9(00), e023035. https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8668636

Araújo, J., Gomes, C. M. A., & Jelihovschi, E.G. (2023). The factor structure of the Motivated Strategies for Learning Questionnaire (MSLQ): New methodological approaches and evidence. Psicologia: Reflexão & Crítica, 36(38). https://doi.org/10.1186/s41155-023-00280-0

Atkinson, J. W. (1964). An introduction to motivation. Van Nostrand Company.

Bjork, R. A., Dunlosky, J., & Kornell, N. (2013). Self-regulated learning: Beliefs, techniques, and illusions. Annual Review of Psychology, 64, 417-444. https://doi.org/10.1146/annurev-psych-113011-143823

Blair, C., & Ku, S. (2022). A hierarchical integrated model of self-regulation. Frontiers in Psychology, 13, e725828. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.725828

Borsboom, D., Mellenbergh, G. J., & van Heerden, J. (2004). The concept of validity. Psychological Review, 111(4), 1061-1071. https://doi.org/10.1037/0033-295X.111.4.1061

Bruso, J. L., & Stefaniak, J. E. (2016). The use of self-regulated learning measure questionnaires as a predictor of academic success. TechTrends, 60(6), 577-584. https://doi.org/10.1007/s11528-016-0096-6

Credé, M., & Phillips, L. A. (2011). A meta-analytic review of the Motivated Strategies for Learning Questionnaire. Learning and Individual Differences, 21(4), 337-346. https://doi.org/10.1016/j.lindif.2011.03.002

Dunn, K. E., Lo, W.-J., Mulvenon, S. W., & Sutcliffe, R. (2012). Revisiting the Motivated Strategies for Learning Questionnaire: A theoretical and statistical reevaluation of the metacognitive self-regulation and effort regulation subscales. Educational and Psychological Measurement, 72(2), 312-331. https://doi.org/10.1177/0013164411413461

Franco, V. R., Barros, G. W., Wiberg, M., & Laros, J. A. (2022). Chain graph reduction into power chain graphs. Quantitative and Computational Methods in Behavioral Sciences, 2, e8383. https://doi.org/10.5964/qcmb.8383

Franco, V. R., & Iwama, G. Y. (2021). Análise fatorial confirmatória com o R. In C. Faiad, M. N. Baptista & R. Primi. (Orgs.), Tutoriais em análise de dados aplicados a psicometria (pp. 77-106). Editora Vozes.

Ganda, D. R., & Boruchovitch, E. (2018). A autorregulação da aprendizagem: Principais conceitos e modelos teóricos. Psicologia da Educação, 46, 71-80. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-69752018000100008&script=sci_abstract

Golino, H. F., & Epskamp, S. (2017). Exploratory graph analysis: A new approach for estimating the number of dimensions in psychological research. PloS One, 12(6), e0174035. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0174035

Golino, H. F., Christensen, A. P., Moulder, R., Garrido, L. E., Jamison, L., & Shi, D. (2024). EGAnet: Exploratory graph analysis – A framework for estimating the number of dimensions in multivariate data using network psychometrics. https://doi.org/10.32614/CRAN.package.EGAnet

Golino, H. F., Shi, D., Christensen, A. P., Garrido, L. E., Nieto, M. D., Sadana, R., Thiyagarajan, J. A., & Martinez-Molina, A. (2020). Investigating the performance of exploratory graph analysis and traditional techniques to identify the number of latent factors: A simulation and tutorial. Psychological Methods, 25(3), 292-320. https://doi.org/10.1037/met0000255

Gomes, M. A. S. (2014). Análise dos fatores originais do instrumento MSLQ com base em alunos de instituições privadas brasileiras. Revista Análise, XIII(21), 18-44. https://revistas.anchieta.br/index.php/Revistanalise/article/download/481/414

Greene, A. L., Eaton, N. R., Li, K., Forbes, M. K., Krueger, R. F., Markon, K. E., Waldman, I. D., Cicero, D. C., Conway, C. C., Docherty, A. R., Fried, E. I., Ivanova, M. Y., Jonas, K. G., Latzman, R. D., Patrick, C. J., Reininghaus, U., Tackett, J. L., Wright, A. G. C., & Kotov, R. (2019). Are fit indices used to test psychopathology structure biased? A simulation study. Journal of Abnormal Psychology, 128(7), 740-764. https://doi.org/10.1037/abn0000434

Hamid, S., & Singaram, V. S. (2016). Motivated strategies for learning and their association with academic performance of a diverse group of 1st-year medical students. African Journal of Health Professions Education, 8(1), 104-107. https://doi.org/10.7196/AJHPE.2016.v8i1.757

Hamilton, R. J., & Akhter, S. (2009). Construct validity of the Motivated Strategies for Learning Questionnaire. Psychological Reports, 104(3), 711-722. https://doi.org/10.2466/PR0.104.3.711-722

Hilpert, J. C., Stempien, J., van der Hoeven Kraft, K. J., & Husman, J. (2013). Evidence for the latent factor structure of the MSLQ: A new conceptualization of an established questionnaire. SAGE Open, 3(4). https://doi.org/10.1177/2158244013510305

İlker, G. E., & Arslan, Y. (2014). A validity and reliability study of the Motivated Strategies for Learning Questionnaire. Educational Sciences: Theory & Practice, 14(3), 829-833. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1034112.pdf

Inzlicht, M., Werner, K. M., Briskin, J. L., & Roberts, B. W. (2021). Integrating models of self-regulation. Annual review of psychology, 72, 319-345. https://doi.org/10.1146/annurev-psych-061020-105721

Jakešová, J. (2014). The validity and reliability study of the Czech version of the Motivated Strategies for Learning Questionnaire (MSLQ). The New Educational Review, 35, 54-65. https://doi.org/10.15804/tner.14.35.1.04

Jakešová, J., & Hrbáčková, K. (2014). The Czech adaptation of Motivated Strategies for Learning Questionnaire (MSLQ). Asian Social Science, 10(12), 72-78. http://dx.doi.org/10.5539/ass.v10n12p72

Li, C.-H. (2016). The performance of ML, DWLS, and ULS estimation with robust corrections in structural equation models with ordinal variables. Psychological Methods, 21(3), 369-387. http://dx.doi.org/10.1037/met0000093

Liddell, T. M., & Kruschke, J. K. (2018). Analyzing ordinal data with metric models: What could possibly go wrong?. Journal of Experimental Social Psychology, 79, 328-348. https://doi.org/10.1016/j.jesp.2018.08.009

Maun, D., Shukla, K. D., & Chand, V. S. (2019) Validating motivated strategies for learning questionnaire and invariance test across gender and caste groups in India. Cogent Education, 7(1), e1853303. https://doi.org/10.1080/2331186X.2020.1853303

McKeachie, W. J., Pintrich, P. R., Lin, Y. G., & Smith, D. A. F. (1986). Teaching and learning in the college classroom: A review of the research literature. University of Michigan. https://eric.ed.gov/?id=ED314999

Mejis, C., Neroni, J., Gijselaers, H. J. M., Leontjevas, R., Kirschner, P. A., & Groot, R. H. M. (2018). Motivated strategies for learning questionnaire part B revisited: New subscales for an adult distance education setting. The Internet and Higher Education, 40, 1-11. https://doi.org/10.1016/j.iheduc.2018.09.003

Menescal, N. R. G. (2018). Instrumentos de aferição da autorregulação da aprendizagem em universitários. [Tese de doutoramento]. Universidade de São Paulo. https://doi.org/10.11606/T.47.2018.tde-27072018-104844

Meral, M., Colak, E., & Zereyak, E. (2012). The relationship between self-efficacy and academic performance. Procedia: Social and Behavioral Sciences, 46, 1143-1146. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.05.264

Nomura, O., Soma, Y., Kijima, H., & Matsuyama, Y. (2023). Adapting the Motivated Strategies for Learning Questionnaire to the Japanese problem-based learning context: A validation study. Children, 10(1), e154. https://doi.org/10.3390/children10010154

Panadero, E. (2017). A review of self-regulated learning: Six models and four directions for research. Frontiers in Psychology, 8, e422. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00422

Perassinoto, M. G., Boruchovitch, E., & Bzuneck, J. A. (2013). Estratégias de aprendizagem e motivação para aprender de alunos do Ensino Fundamental. Avaliação Psicológica, 12(3), 351-359. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712013000300010&lng=pt&tlng=pt

Pintrich, P. R., Smith, D. A. F., Garcia, T., & McKeachie, W. J. (1991). A Manual for the use of the Motivated Strategies for Learning Questionnaire (MSLQ). Office of Educational Research and Improvement.

Pintrich, P. R., Smith, D. A. F., Garcia, T., & McKeachie, W. J. (1993). Reliability and predictive validity of the Motivated Strategies for Learning Questionnaire (MSLQ). Educational and Psychological Measurement, 53(3), 801-813. https://doi.org/10.1177/0013164493053003024

Puustinen, M., & Pulkkinen, L. (2001). Models of self-regulated learning: A review. Scandinavian Journal of Educational Research, 45(3), 269-286. https://doi.org/10.1080/00313830120074206

Ramírez-Dorantes, M. C., Canto y Rodríguez, J. E., Bueno Álvarez, J. A., & Echazarreta Moreno, A. (2013). Validación psicométrica del Motivated Strategies for Learning Questionnaire en universitarios mexicanos. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, 11(1), 193-214. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=293125761009

Ramírez, O. C., Larruzea-Urkixo, N., & Garay, P. B. (2022). Adaptación al contexto universitario español y propiedades psicométricas del MSLQ: Contribución a la medida y análisis de las diferencias de género del aprendizaje autorregulado. Anales de Psicología/Annals of Psychology, 38(2), 295-306. https://doi.org/10.6018/analesps.444851

R Core Team. (2024). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing. http://www.R-project.org/

Rosseel, Y., Jorgensen, T. D., Wilde, L. D., Oberski, D., Byrnes, J., Vanbrabant, L., Savalei, V., Merkle, E., Hallquist, M., Rhemtulla, M., Katsikatsou, M., Barendse, M., Rockwood, N., Scharf, F., Du, H., Jamil, H., Classe, F. (2024). Lavaan: Latent variable analysis. https://doi.org/10.32614/CRAN.package.lavaan

Ryan, R. M., & Deci, E. L. (2000). Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American Psychologist, 55(1), 68-78. https://doi.org/10.1037//0003-066x.55.1.68

Salvador, D. F., Rolando, L. G., Oliveira, D. B., & Vasconcelos, R. F. (2017). Uso do questionário MSLQ na avaliação da motivação e estratégias de aprendizagem de estudantes do Ensino Médio de Biologia, Física e Matemática. Revista de Educação, Ciências e Matemática, 7(2), 56-73. http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/4680

Santos, J. (2008). Orientações motivacionais e estratégias de aprendizagem no Ensino Superior: Contributos para a compreensão da assiduidade às aulas dos estudantes de Enfermagem [Dissertação de mestrado]. Universidade de Coimbra. https://repositorio.ipsantarem.pt/handle/10400.15/99

Schwarz, G. (1978). Estimating the dimension of a model. The Annals of Statistics, 6(2), 461-464. https://www.jstor.org/stable/2958889

Soemantri, D., Mccoll, G., & Dodds, A. (2018). Measuring medical students’ reflection on their learning: Modification and validation of the motivated strategies for learning questionnaire (MSLQ). BMC Medical Education., 18, e274. https://doi.org/10.1186/s12909-018-1384-y

Taylor, R. (2012). Review of the Motivated Strategies for Learning Questionnaire (MSLQ) using reliability generalization techniques to assess scale reliability. [Doctoral dissertation]. Auburn University. https://etd.auburn.edu/handle/10415/3114

Tejani, S. B. A., Khan, N. U. N., Ejaz, S., & Shamsy, S. (2021). Psychometric features of Motivated Strategies for Learning Questionnaire (MSLQ) among the students of higher education sector in Karachi – Pakistan. Reviews of Management Sciences, 3(2), 85-100. https://doi.org/10.53909/rms.03.02.090

Tong, F., Guo, H., Wang, Z., Min, Y., Guo, W., & Yoon, M. (2019). Examining cross-cultural transferability of self-regulated learning model: An adaptation of the Motivated Strategies for Learning Questionnaire for Chinese adult learners. Educational Studies, 46(4), 422-439. https://doi.org/10.1080/03055698.2019.1590183

Valentini, F., & Damásio, B. F. (2016). Variância média extraída e confiabilidade composta: Indicadores de precisão. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 32(2), e322225. https://doi.org/10.1590/0102-3772e322225

Zhou, Y., & Wang, J. (2021). Psychometric properties of the MSLQ-B for adult distance education in China. Frontiers in Psychology, 12, e620564. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.620564

Téléchargements

Publiée

2024-09-24