Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade

Autores

  • Dirléia Fanfa Sarmento Centro Universitário La Salle de Canoas, Brasil
  • Paulo Fossatti Centro Universitário La Salle de Canoas, Brasil
  • Fernando Ribeiro Gonçalves Universidade do Algarve, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.3004

Resumo

O artigo focaliza os saberes docentes que permeiam as práticas educativas de professores que exercem a docência em escolas de Educação Infantil no Brasil, participantes do Programa de Formação Continuada "Escola em Movimento: Saberes e Fazeres em Cena". Enfatiza que o aumento nos indicadores de qualidade da educação pressupõe a existência e efetivação de políticas públicas direcionadas para o monitoramento de tais indicadores, a formação dos gestores e docentes e a oferta e manutenção de condições que viabilizem os processos de ensino e de aprendizagem.

Palavras-chave
Formação de professores; Saberes docentes; Práticas educativas;
Indicadores de qualidade da educação

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Como Citar

Sarmento, D. F., Fossatti, P., & Gonçalves, F. R. (2012). Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade. Revista Portuguesa De Educação, 25(2), 117–140. https://doi.org/10.21814/rpe.3004

Edição

Secção

Artigos