Escuta e formação: O silêncio pedagógico em Montessori

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.31625

Palavras-chave:

Silêncio, Escuta, Autonomia, Disciplina, Formação

Resumo

O silêncio é um fenómeno multifacetado com diferentes implicações no processo educativo. Remetido para as margens do discurso educacional, o tema do silêncio ressurge pela sua ligação aos temas da atenção e da escuta, bem como pela sua influência no ambiente de sala de aula e na qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Pressupondo que a reconstrução da pedagogia se fortalece quando parte dos germes de construção nova contidos na sua própria conceção socio-histórica e cultural, este estudo retoma a proposta pedagógica de Maria Montessori. Neste sentido, pretende-se identificar a ideia e os tipos de silêncio preconizados no método desta pedagoga, assim como interpretá-los como expressão de princípios que marcaram o debate sobre a educação escolar no século XX. Este estudo, de natureza hermenêutica, destaca não apenas uma conceção positiva do silêncio como também a valorização do silêncio interior e a sua faceta de recolhimento. Assim, ainda serão relevantes as perspetivas da sua exercitação em contexto formal de educação infantil e do desenvolvimento pessoal e social potenciado pela unidade entre corpo e mente.

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Biografia Autor

Alberto Filipe Ribeiro de Abreu Araújo, Universidade do Minho, Portugal

 

 

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Publicado

2024-06-06

Como Citar

Araújo, A. F. R. de A., Machado de Araújo , J., & Mont’Alverne Chaves , I. . (2024). Escuta e formação: O silêncio pedagógico em Montessori. Revista Portuguesa De Educação, 37(1), e24014. https://doi.org/10.21814/rpe.31625

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