Cultura REA: A ética e a estética na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.31691Palavras-chave:
Recursos Educacionais Abertos, Processos formativos docentes, Ética e estética, Cultura REAResumo
Em movimento exotópico, a escola é reflexo e refrata a nova configuração social sustentada na cultura participativa mediada pelas tecnologias em rede. Na esteira de repensar os processos formativos docentes, analisamos, em espiral cíclica de pesquisa-ação, conhecimentos da docência, valores e significados orientadores da ação pedagógica, construídos na disciplina Autoria e Coautoria de Recursos Educacionais Abertos (REA) nas práticas educativas, no curso de Licenciatura em Letras Português a distância de uma Universidade Pública Federal. Os resultados apontam que a disciplina potencializou autoria aberta, abrindo caminhos para superação da consciência ingênua sobre culturas dominantes nos contextos escolares e construção da consciência crítica sobre a profissão docente. Concluímos que ética e estética na docência, potencializadas pela criação de REA, perfilam-se aos prenúncios de um porvir cuja autoria é parte constitutiva do repertório de conhecimentos sobre profissionalização docente e organização da vida em sociedade.
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