A formação de professores e a criação de materiais didáticos digitais: Um estudo transversal
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.36657Palavras-chave:
Materiais didáticos digitais, Competência digital no ensino, Professor, Competência digital para professoresResumo
A formação tecnológica dos professores é um dos grandes desafios que o sistema educativo enfrenta atualmente. Assim, nos últimos anos, têm sido desenvolvidas várias estratégias com o objetivo de favorecer a sua competência digital, sendo a criação de materiais didáticos digitais um dos elementos básicos de qualquer iniciativa. Desta forma, tem sido evidenciado que a capacidade dos professores em conceber recursos em diferentes formatos é uma das competências consideradas necessárias para o desenvolvimento efetivo do trabalho docente. Partindo desta realidade, o presente trabalho tem como objetivo investigar as percepções dos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental sobre os recursos digitais, a utilização que fazem deles, se costumam criá-los e se receberam formação específica para a conceção destes materiais. Para o efeito, utiliza-se uma metodologia qualitativa, desenvolvida através de entrevistas a um total de 34 professores das Ilhas Canárias, Galiza e Comunidade Valenciana. Os resultados evidenciam uma avaliação positiva dos professores sobre a utilização dos recursos, uma certa variedade na sua criação, bem como uma capacidade limitada para os utilizar ou criar de forma eficiente. Este facto sublinha a necessidade de desenvolver estratégias de aprendizagem ao longo da vida, a fim de responder aos desafios educativos da sociedade atual.
Downloads
Referências
Alves, E. S., & Cecílio, S. (2022). Dos cadernos amarelos aos arquivos infinitos: Metamorfoses do trabalho docente na cultura digital. Revista Portuguesa de Educação, 35(2), 42–60. https://doi.org/10.21814/rpe.19570
Area, M., Santana, P., J., & Sanabria, A. L. (2020). La transformación digital de los centros escolares. Obstáculos y resistencias. Digital Education Review, (37), 15-31. https://doi.org/10.1344/der.2020.37.15-31
Becerra-Brito, C. V., Sanabria-Mesa, A. L., & Area-Moreira, M. (2022). Análisis del consumo de recursos educativos digitales en el segundo ciclo de educación infantil en Canarias. ReiDoCrea: Revista electrónica de investigación Docencia Creativa, 11(49), 573-583. https://doi.org/10.30827/Digibug.77584
Butcher, N. (2019). Marco de competencias de los docentes en materia de TIC. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000371024
Cabero-Almenara, J., Romero-Tena, R., Barroso-Osuna, J., & Palacios-Rodríguez, A. (2020). Marcos de Competencias Digitales Docentes y su adecuación al profesorado universitario y no universitario. RECIE - Revista Caribeña De Investigación Educativa, 4(2), 137–158. https://doi.org/10.32541/recie.2020.v4i2.pp137-158
Crompton, H. (2017). Standards for Educators: A Guide for Teachers and Other Professionals. International Society for Technology in Education.
Digón-Regueiro, P., Méndez-García, R., M., Romero-Rodrigo, M. M., & Becerra-Brito, C. V. (2023). Cuestionando el papel de las tecnologías en la Educación Infantil: brechas y falsas visiones. Píxel-bit. Revista de Medios y Educación, (69), 63-96. https://doi.org/10.12795/pixelbit.98498
Ferrando-Rodríguez, L., Gabarda-Méndez, V., Marín-Suelves, D., & Ramón-Llin Mas, J. (2023). ¿Crea contenidos digitales el profesorado universitario? Un diseño mixto de investigación. Pixel-Bit: Revista de Medios y Educación, 66, 137-172. https://doi.org/10.12795/pixelbit.96309
Flick, U. (2015). El Diseño de la Investigación Cualitativa. Ediciones Morata.
Fraga-Varela, F., Vila-Couñago, E., & Rodríguez-Groba, A. (2024). Uso inadecuado de tecnología por alumnado de Enseñanza Obligatoria: entre la creencia y la realidad. Revista Complutense de Educación, 35(1), 125-137. https://doi.org/10.5209/rced.82835
Gabarda, V., Colomo, E., Ruiz, J., & Cívico, A. (2022). El aprendizaje de las matemáticas mediante tecnología en Europa: revisión de literatura. Texto Livre, 15, e40275. https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.40275
Gabarda, V., Marín-Suelves, D., Vidal-Esteve, M. I., & Ramón-Llin J. A. (2023). Digital Competence of Training Teachers: Results of a Teaching Innovation Project. Education Sciences, 13(2), e162. https://doi.org/10.3390/educsci13020162
Gallardo, I. M., Mariño, R., & Vega, A. (2021). Creación de materiales didácticos digitales y uso de tecnologías por parte de los docentes de Primaria. Un estudio de casos. Revista Iberoamericana De Educación, 85(1), 39–60. https://doi.org/10.35362/rie8514063
Gallardo, I.M., San Nicolás, M. B., & Cores, A. (2019). Visiones del profesorado de primaria sobre materiales didácticos digitales. Campus Virtuales, 8(2), 47-62.
García-Fuentes, O., Raposo-Rivas, M., & Martínez-Figueira, M. E. (2022). STEAM en Educación Infantil: un análisis de contenido del currículum oficial. Profesorado - Revista De Currículum Y Formación Del Profesorado, 26(3), 505–524. https://doi.org/10.30827/profesorado.v26i3.21571
Hernández, E., & González-Miguel, S. (2020). Análisis de datos cualitativos a través del sistema de tablas y matrices en investigación educativa. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 23(3), 115-132. https://doi.org/10.6018/reifop.435021
Marín-Suelves, D., Becerra-Brito, C. V., & Rego.Agraso, L. (2022). Los recursos educativos digitales en educación infantil. Analizando las visiones del profesorado. Digital Education Review, (41), 44-64. https://doi.org/10.1344/der.2022.41.44-64
Martín, S. (2023). Recursos Educativos Digitales (RED): análisis de la integración en las aulas por parte del profesorado de Educación Primaria y ESO. REIDOCREA. Revista electrónica de investigación y Docencia Creativa, 12(33), 432-441. https://doi.org/10.30827/Digibug.85869
Martín-Espinosa, I., & Gil-Galván, M.R. (2024). Perspectivas de los docentes y del alumnado universitario sobre los factores que influyen durante el aprendizaje del inglés como lengua extranjera. Revista Portuguesa de Educação, 37(1), e24008. https://doi.org/10.21814/rpe.32405
Mas, V., Peirats, J., & Gabarda, V. (2023). Competencia digital en la formación permanente del profesorado: análisis comparativo entre la Comunidad Valenciana y Galicia. Revista Española de Educación Comparada, (44), 305–323. https://doi.org/10.5944/reec.44.2024.37286
Mellado, P. C., Sánchez, P., Ramos, F. J., & Blanco, M. (2023). Materiales didácticos digitales en educación infantil desde la perspectiva del profesorado. Revista Fuentes, 25(2), 206-215. https://doi.org/10.12795/revistafuentes.2023.21989
Miotto, A. I., Da Costa, A., & Suyo-Vega, J. A. (2022). Revisión sistemática sobre la formación inicial del profesorado en tecnologías digitales: perspectivas y posibilidades. Bordón. Revista de pedagogía, 74(1), 123-140. https://doi.org/10.13042/Bordon.2022.90806
Palacios-Rodríguez, A., & Martín-Párraga, L. (2021). Formación del profesorado en la era digital. Nivel de innovación y uso de las TIC según el marco común de referencia de la competencia digital docente. Revista De Investigación Y Evaluación Educativa, 8(1), 38–53. https://doi.org/10.47554/revie2021.8.79
Redecker, C., & Punie, Y. (2017). European Framework for the Digital Competence of Educators: DigCompEdu. https://doi.org/10.2760/178382
Rodríguez, J., & Area-Moreira, M. (2022). Los recursos educativos digitales en la Educación Infantil. ¿Cómo son y qué opinan el profesorado y las familias?. Digital Education Review, (41), 5-18. https://doi.org/10.1344/der.2022.41.4-18
Sanabria, A. L., Álvarez, Q., & Peirats, J. (2017). Las políticas educativas en la producción y distribución de materiales didácticos digitales. RELATEC - Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, 16(2), 63-77. https://doi.org/10.17398/1695-288X.16.2.63
Vidal-Esteve, M. I., & Martín-Gómez, S. (2023). Digitalization of Classrooms: A Comparative Study on Teachers’ Perceptions about the Use of Digital Teaching Materials in Early Childhood and Primary Education. Education Sciences, 13(11), e1156. https://doi.org/10.3390/educsci13111156
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Vicente Gabarda Méndez, Isabel María Gallardo Fernández, Sebastián Martín Gómez, Rebeca García Murias
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0.
1. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 CC-BY-SA que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
2. Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3. Autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição Compartilhamento pela mesma Licença Internacional 4.0