Para uma ideia de pedagogia teatral: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade

Autores

  • António Branco Universidade do Algarve

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.4297

Resumo

A partir da experiência que tenho tido na formação teatral de não-atores,proponho-me identificar os princípios orientadores de uma pedagogia teatral baseada numa matriz stanislavskiana. Para isso, aproprio-me explicitamente das propriedades da literatura definidas por Italo Calvino, usando cada uma delas para caracterizar os problemas mais frequentemente sentidos pelos alunos na execução de exercícios teatrais e as respostas pedagógicas que tenho encontrado para os ajudar a ultrapassá-los: leveza – a questão damoral; rapidez – a questão do bloqueio ou da hiperactividade na expressão;exatidão – a questão do rigor; visibilidade – a questão da imaginação e da sua relação com a ‘realidade’; multiplicidade – a questão da polifonia do eu.

Palavras-chave

Pedagogia teatral; Formação de não-atores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Branco, A. (2014). Para uma ideia de pedagogia teatral: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade. Revista Portuguesa De Educação, 27(1), 55–77. https://doi.org/10.21814/rpe.4297

Edição

Secção

Artigos