O ensino da leitura e da literatura no ensino médio brasileiro: Controvérsias, diversidade e polifonia

Autores

  • Míria Gomes de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.4299

Resumo

Partindo da meta de universalização do atendimento à população de 15 a 17anos (Meta 3 PNE/Brasil 2011-2020) e da proposição da Lei n. 11.741/2008, que integra ensino médio e educação profissional, retomamos a discussão sobre o ensino da literatura nessa etapa da educação básica, ressaltando a diversidade sócio-econômico-cultural dos sujeitos que a constitui. Para isso,defendemos a presença de obras canônicas e não-canônicas, baseando-nos no conceito de polifonia (Bakhtin, 1997) e nas características da "literatura menor" de Deleuze e Guattari (1977), em que a perspectiva da minoria é construída em uma "linguagem maior", designando a dimensão política e as condições revolucionárias de textos literários. Abre-se espaço de expressão a outras comunidades e forjam-se os meios para outras consciências e outras sensibilidades. Nosso principal objetivo é a construção de práticas de leituramenor e polifônicas em que o contato entre as vozes de professores e alunos e as vozes dos textos literários levem leitores a posicionamentos críticos.

Palavras-chave

Ensino da leitura e da literatura; Ensino médio; Diversidade e polifonia

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Como Citar

de Oliveira, M. G. (2014). O ensino da leitura e da literatura no ensino médio brasileiro: Controvérsias, diversidade e polifonia. Revista Portuguesa De Educação, 27(1), 95–110. https://doi.org/10.21814/rpe.4299

Edição

Secção

Artigos