As tecnologias digitais na aprendizagem das crianças e no envolvimento parental no Jardim de Infância: Estudo exploratório das necessidades das educadoras de infância

  • Dionisia Laranjeiro Universidade de Aveiro, Portugal
  • Maria João Antunes Universidade de Aveiro, Portugal
  • Paula Santos Universidade de Aveiro, Portugal

Resumo

É cada vez mais comum o uso das tecnologias digitais por pais e educadores de infância para realizar atividades promotoras de aprendizagem com as crianças, tais como fazer uma pesquisa na Internet ou jogar um jogo didático. A conceção de uma plataforma tecnológica que promova a comunicação entre pais e educadores poderá potenciar o envolvimento parental na aprendizagem das crianças e criar novas dinâmicas no jardim de infância. Com este estudo, baseado em entrevistas a quatro educadoras, pretende-se averiguar como é utilizada a tecnologia no jardim de infância para realizar atividades com as crianças e para comunicar com os pais, de forma a facilitar o seu envolvimento. Também se pretende perceber como estas atividades podem ser ampliadas, usando uma plataforma digital com funcionalidades específicas. Os resultados indicam que a plataforma deve reunir informações oficiais do jardim de infância e das atividades realizadas com as crianças, contactos diretos dos pais, sugestões e links para recursos educacionais. 

Palavras-chave: Jardim de infância; TIC; Envolvimento parental; aprendizagem

 

ABSTRACT

Digital technologies are being increasingly used by parents and kindergarten teachers to perform learning activities with children, such as access the Internet, make an online search or play an educational game. The development of a technological platform that promotes communication and content sharing between parents and kindergarten teachers can enhance parental involvement in children’s learning and bring new dynamics to kindergarten classrooms. Based on interviews with four kindergarten teachers, this study aims to find out how they use technology in kindergartens to perform learning activities with children and share information with parents, in order to facilitate their involvement and participation. It also aims to understand how these activities could be expanded through the development of a digital platform with specific features. The results indicate that the platform should gather official information from the kindergarten and activities carried out with children, direct contacts of the parents, suggestions and links to educational resources.

Keywords: Kindergarten; ICT; Parental involvement; Learning

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Biografias do Autor

Dionisia Laranjeiro, Universidade de Aveiro, Portugal
Bolseira de Doutoramento da Fundação da Ciência e tecnologia,Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Professores
Maria João Antunes, Universidade de Aveiro, Portugal
Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, DigiMedia
Paula Santos, Universidade de Aveiro, Portugal
Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Professores

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Publicado
2017-12-07
Secção
Artigos