As tecnologias digitais na aprendizagem das crianças e no envolvimento parental no Jardim de Infância: Estudo exploratório das necessidades das educadoras de infância
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.9367Resumo
É cada vez mais comum o uso das tecnologias digitais por pais e educadores de infância para realizar atividades promotoras de aprendizagem com as crianças, tais como fazer uma pesquisa na Internet ou jogar um jogo didático. A conceção de uma plataforma tecnológica que promova a comunicação entre pais e educadores poderá potenciar o envolvimento parental na aprendizagem das crianças e criar novas dinâmicas no jardim de infância. Com este estudo, baseado em entrevistas a quatro educadoras, pretende-se averiguar como é utilizada a tecnologia no jardim de infância para realizar atividades com as crianças e para comunicar com os pais, de forma a facilitar o seu envolvimento. Também se pretende perceber como estas atividades podem ser ampliadas, usando uma plataforma digital com funcionalidades específicas. Os resultados indicam que a plataforma deve reunir informações oficiais do jardim de infância e das atividades realizadas com as crianças, contactos diretos dos pais, sugestões e links para recursos educacionais.
Palavras-chave: Jardim de infância; TIC; Envolvimento parental; aprendizagem
ABSTRACT
Digital technologies are being increasingly used by parents and kindergarten teachers to perform learning activities with children, such as access the Internet, make an online search or play an educational game. The development of a technological platform that promotes communication and content sharing between parents and kindergarten teachers can enhance parental involvement in children’s learning and bring new dynamics to kindergarten classrooms. Based on interviews with four kindergarten teachers, this study aims to find out how they use technology in kindergartens to perform learning activities with children and share information with parents, in order to facilitate their involvement and participation. It also aims to understand how these activities could be expanded through the development of a digital platform with specific features. The results indicate that the platform should gather official information from the kindergarten and activities carried out with children, direct contacts of the parents, suggestions and links to educational resources.
Keywords: Kindergarten; ICT; Parental involvement; Learning
Downloads
Referências
Amante, L. (2007). As TIC na escola e no jardim de infância: Motivos e fatores para a sua integração. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, 3, 51-64.
Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação – Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.
Braga, I., Ramos, A., & Braga, J. (2015). Tecnologias digitais no pré-escolar: O YouTube para aprender e partilhar. In M. J. Gomes, A. J. Osório, & L. Valente (Orgs.), Actas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação Challenges 2015: Meio Século de TIC na Educação, Half a Century of ICT in Education (pp. 280-294). Universidade do Minho: Centro de Competência TIC do Instituto de Educação. http://repositorium.sdum.uminho.pt/ handle/1822/35238
Brito, R. (2010). As TIC em educação pré-escolar portuguesa: Atitudes, meios e práticas de educadores e crianças. In A. Osório, & M. Pinto (Orgs.), Atas do I Encontro @rcaComum (pp. 3-11). Universidade do Minho. Instituto de Educação. http://hdl.handle.net/10400.26/2509
Clements, D. H., & Sarama, J. (2002). Teaching with computers in early childhood education: Strategies and professional development. Journal of Early Childhood Teacher Education, 23(3), 215-226. http://dx.doi.org/10.1080/1090102020230 305
Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2007). Research methods in education (6th ed.). London: Routledge.
Costa, F. A., Rodriguez, C., & Fradão, S. (2012). Repensar as TIC na educação: O professor como agente transformador (1ª ed.). Carnaxide: Santillana.
Coutinho, C. (2013). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: Teoria e prática (2ª ed.). Lisboa: Almedina.
Crook, C. (2008). Web 2.0 technologies for learning: The current landscape – Opportunities, challenges and tensions. Becta | Web 2.0 technologies for learning at Key Stages 3 and 4. http://dera.ioe.ac.uk/1474
Desforges, C., & Abouchaar, A. (2003). The impact of parental involvement, parental support and family education on pupil achievements and adjustment: A literature review (Vol. 433). Nottingham: DfES Publications.
Diamond, K. E., Justice, L. M., Siegler, R. S., & Snyder, P. A. (2013). Synthesis of IES research on early intervention and early childhood education (NCSER 2013-3001). Washington, DC: National Center for Special Education Research. http://eric.ed.gov/?id=ED544212
Fan, X., & Chen, M. (2001). Parental involvement and students' academic achievement: A meta-analysis. Educational Psychology Review, 13(1), 1-22. https://doi.org/ 10.1023/A:1009048817385
Fantuzzo, J., Gadsden, V., Li, F., Sproul, F., McDermott, P., Hightower, D., & Minney, A. (2013). Multiple dimensions of family engagement in early childhood education: Evidence for a short form of the Family Involvement Questionnaire. Early Childhood Research Quarterly, 28(4), 734-742. https://doi.org/10.1016/ j.ecresq.2013.07.001
Faria, A., & Ramos, A. (2011). Redes sociais no jardim de infância para aprender e partilhar com a família e a comunidade. In A. Lozano, M. Uzquiano, A. Rioboo, J. Blanco, B. Silva, & L. Almeida (Orgs.), Libro de Actas do XI Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía (pp. 3-13). Corunha: Faculdade de Ciências da Educação. http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/33664
Fraenkel, J. R., & Wallen, N. E. (2009). The nature of qualitative research. How to design and evaluate research in education (7th ed.). Boston: McGraw-Hill.
Hilado, A. V., Kallemeyn, L., & Phillips, L. (2013). Examining understandings of parent involvement in early childhood programs. Early Childhood Research & Practice, 15(2), 1-14. http://eric.ed.gov/?id=EJ1020689
Hong, S. B., & Trepanier-Street, M. (2004). Technology: A tool for knowledge construction in a Reggio Emilia inspired teacher education program. Early Childhood Education Journal, 32(2), 87-94. https://doi.org/10.1007/s10643-004-7971-z
Kalas, I. (2012). ICTs in early childhood care and education – Policy Brief. Moscow: UNESCO Institute for Information Technologies in Education. http://www.iite.unesco.org/publications/3214720
Laranjeiro, D., Antunes, M. J., & Santos, P. (2016). Plataforma tecnológica para o envolvimento parental na aprendizagem das crianças que frequentam o jardim-de-infância – Estudo exploratório sobre as necessidades dos pais. In N. Pedro, A. Pedro, J. F. Matos, J. Piedade, & M. Fonte (Orgs.), Digital Technologies & Future School: Atas do IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016 [(artigos selecionados] (pp. 366-386). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. https://cld.pt/dl/download/e7500488-3c2a-4d99- 9de0-ade4c5cc9aba/Livro_Artigos.pdf
Lunts, E. (2003). Parental involvement in children’s education: Connecting family and school by using telecommunication technologies. Meridian: A Middle School Computer Technologies Journal, 6(1). https://www.ncsu.edu/meridian/ win2003/involvement/involvement.pdf
Melhuish, E. C., Phan, M. B., Sylva, K., Sammons, P., Siraj‐Blatchford, I., & Taggart, B. (2008). Effects of the home learning environment and preschool center experience upon literacy and numeracy development in early primary school. Journal of Social Issues, 64(1), 95-114. http://dx.doi.org/doi:10.1111/ j.1540-4560.2008.00550.x
National Association for the Education of Young Children. (2012). Technology and interactive media as tools in early childhood programs serving children from birth through age 8. Washington DC: National Association for the Education of Young Children. http://www.naeyc.org/files/naeyc/ PS_technology_WEB.pdf
Papert, S. (1996). The connected family: Bridging the digital generation gap. Atlanta, GA: Longstreet Press.
Pereira, A. (2014). "Eu ajudo-te, é fácil, eu também não sei escrever": Impacto das tecnologias educativas, em contexto de jardim de infância, num processo de desenvolvimento de literacia digital e intergeracional (Dissertação de mestrado). Universidade do Minho, Braga. http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/ 1822/35874
Prensky, M. (2001). Digital natives, digital immigrants. On the Horizon MCB University Press, 9(5), 1-6. http://www.emeraldinsight.com/doi/ pdfplus/10.1108/1074812 0110424816
Reynolds, A. J., & Shlafer, R. (2010). Parent involvement in early education. In S. L. Christenson & A. L. Reschly (Eds.), Handbook of school-family partnerships (pp. 158-174). London: Routledge.
Santos, Z. (2013). E-TIC-Tando a escola: Possibilidades do uso da web na educação infantil. Nuevas Ideas en Informatica Educativa, 9, 479-482. http://www.tise.cl/ volumen9/TISE2013/479-482.pdf
Sonnenschein, S., Stapleton, L. M., & Metzger, S. R. (2014). What parents know about how well their children are doing in school. The Journal of Educational Research, 107(2), 152-162. http://dx.doi.org/doi:10.1080/00220671.2013.788987
Stevenson, D. L., & Baker, D. P. (1987). The family-school relation and the child’s school performance. Child Development, 58(5), 1348-1357.
Teixeira, S. (2014). Recursos digitais no jardim de infância: A narrativa digital para promover multiliteracias (Dissertação de mestrado). Universidade do Minho, Braga. http://hdl.handle.net/1822/36023
United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. (2011). Transforming education: The power of ICT policies. France: Education Sector UNESCO.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
1. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 CC-BY-SA que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
2. Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3. Autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição Compartilhamento pela mesma Licença Internacional 4.0