Humanidades Digitais e ensino da História: O projeto 25 AprilPTLab

Autores

  • Pierre Marie Centro de Estudos Sociais
  • Pedro Réquio Centro de Estudos Sociais
  • Dionisia Laranjeiro

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.19123

Palavras-chave:

Ensino, História de Portugal, Humanidades digitais, Plataformas online

Resumo

O presente artigo tem como propósito apresentar o projeto 25AprilPTLab, que visa criar uma plataforma online com conteúdos dedicados à história contemporânea portuguesa, mais particularmente a compreendida de 1958 a 1982. O artigo plasma os processos iniciais desenvolvidos no âmbito do projeto, nomeadamente os inquéritos realizados a professores com o intuito de apurar as suas dificuldades no lecionar das temáticas ligadas ao período supracitado, de que tipo de suportes necessitam e em que medida a plataforma se compromete a responder a estas problemáticas. Em simultâneo, o artigo almeja valorizar novos métodos de ensino, pesquisa e assimilação do saber histórico, articulando-os com os desafios propostos pela atualidade.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Marie, P., Réquio, P., & Laranjeiro, D. (2022). Humanidades Digitais e ensino da História: O projeto 25 AprilPTLab. Revista Portuguesa De Educação, 35(2), 24–41. https://doi.org/10.21814/rpe.19123

Edição

Secção

Artigos