Crise da escola ou na escola? Uma análise da crise de sentido dos sistemas públicos de escolarização obrigatória

Authors

  • Geraldo Barroso Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.13918

Abstract

Este estudo coloca em discussão os significados que são atribuídos à crise da escola pública de frequência obrigatória na literatura educacional crítica produzida desde fins do século XX no Brasil e em Portugal. Elenca as expectativas otimistas que impulsionaram — após a Segunda Guerra Mundial — a massificação da instituição escolar, fazendo um confronto com os impasses com que os sistemas públicos de ensino se defrontam, neste início do século XXI, diante das promessas não cumpridas da modernidade. Aborda, ainda, o impacto das transformações de economias e culturas globalizadas, de sociedades multiculturais, de informatização acelerada e de Estados-Nação esvaziados de suas funções históricas para a configuração dessa crise e os diferentes dispositivos que têm sido elaborados, no Brasil e em Portugal, destinados a superá-la.

 

Palavras-chave: Ensino público; Fracasso escolar; História da educação; Escola pública

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-02-27

How to Cite

Barroso, G. (2018). Crise da escola ou na escola? Uma análise da crise de sentido dos sistemas públicos de escolarização obrigatória. Portuguese Journal of Education, 21(1), 33–58. https://doi.org/10.21814/rpe.13918

Issue

Section

Artigos