Avaliação de programas de intervenção para a aprendizagem socioemocional do professor: Uma revisão integrativa

Evaluation of intervention programs for teacher’s social and emotional learning: An integrative review

Autores

  • Alcione Moreira Marques Universidade Federal de São Paulo, Brasil
  • Luiza Hiromi Tanaka Departamento de Administração e Saúde Coletiva, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Brasil
  • Adriana Queiroz Botelho Foz Programa de Pós-Graduação do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.15133

Resumo

A profissão docente gera grande demanda emocional, o que pode afetar o bem-estar do professor e gerar problemas de saúde. As competências socioemocionais envolvem um conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes para reconhecer e lidar melhor com as próprias emoções e com a dimensão emocional dos alunos, o que pode diminuir o estresse e aumentar a qualidade da prática do professor. A aprendizagem socioemocional pode aumentar os recursos internos e a competência para lidar melhor com as demandas profissionais. Nesta revisão integrativa da literatura buscou-se levantar nas principais bases de dados mundiais (SCOPUS, PubMed, ERIC, SciELO, Web of Science, Campbell Collaboration) os estudos realizados sobre programas de intervenção específicos para desenvolver as competências socioemocionais do professor do ensino básico, suas características e impactos ou efeitos no professor. Foram incluídos 18 artigos sobre estudos que tiveram como objetivo a aprendizagem socioemocional do próprio professor, não associados a programas voltados aos alunos. Concluiu-se que embora haja poucos estudossobre o tema, todos apresentaram impactos ou efeitos positivos no aumento de habilidades socioemocionais, na saúde, bem-estar, ou na eficácia docente.

Palavras-chave:Professor; Aprendizagem socioemocional; Estresse;Revisão integrativa

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-08

Como Citar

Marques, A. M., Tanaka, L. H., & Foz, A. Q. B. (2019). Avaliação de programas de intervenção para a aprendizagem socioemocional do professor: Uma revisão integrativa: Evaluation of intervention programs for teacher’s social and emotional learning: An integrative review. Revista Portuguesa De Educação, 32(1), 35–51. https://doi.org/10.21814/rpe.15133

Edição

Secção

Artigos