Processos de participação de estudantes do ensino técnico integrado: Estudo da realidade de uma instituição de ensino no Estado do Amazonas, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.21371

Palavras-chave:

Participação estudantil, Gestão democrática, Ensino técnico integrado

Resumo

O estudo analisa limites e possibilidades da participação de estudantes do ensino técnico integrado – modalidade de oferta do ensino médio articulado à educação profissional – no âmbito dos órgãos colegiados implantados em uma das unidades de ensino de uma instituição pertencente à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (REPECT), situada na Cidade de Manaus, no Estado do Amazonas, Brasil. A metodologia, de abordagem qualitativa, contemplou: revisão da literatura de referência sobre a temática; análise da legislação que trata do princípio da gestão democrática do ensino público no Brasil e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; e análise de documentos da instituição pesquisada, tais como: Estatuto e Regimento Geral, Estatuto do Código Eleitoral do Conselho Superior, Organização Didático-Pedagógica, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Regulamento do Conselho de Classe. Contemplou, ainda, a aplicação de entrevista semiestruturada a estudantes e profissionais que atuavam como representantes de seus segmentos em instâncias colegiadas da instituição. Os resultados evidenciam que a instituição possui normas para implantação de órgãos colegiados, todavia, verificam-se entraves à efetivação destes canais de participação. Observam-se processos embrionários de participação estudantil, sendo o Conselho de Classe o único colegiado com assento para estudantes já implantado naquela unidade da instituição. Na dinâmica de funcionamento deste órgão, a participação esbarra na cultura centralizadora, cabendo aos estudantes e demais sujeitos da comunidade escolar o engajamento para construção de práticas e pautas alinhadas ao princípio da gestão democrática.

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Biografias Autor

Nádia Maciel Falcão Nádia Falcão, Universidade Federa do Amazonas

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Doutora em educação.

Martha Victor, Secretaria de Municipal de Educação de Manaus

Mestre em Educação. Pedagogoa da Secretaria de Municipal de Educação de Manaus.

Ada Vasconcelos, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Mestre em Educação. Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Nádia Falcão, N. M. F., Martha Victor, M. L. R. V., & Ada Vasconcelos, A. R. da F. V. (2022). Processos de participação de estudantes do ensino técnico integrado: Estudo da realidade de uma instituição de ensino no Estado do Amazonas, Brasil. Revista Portuguesa De Educação, 35(2), 104–124. https://doi.org/10.21814/rpe.21371

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Artigos