A promoção da consciência fonológica no jardim de infância e no 1.º CEB: estudo exploratório sobre práticas educativas, crenças e necessidades formativas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.33964

Keywords:

Consciência fonológica; Iniciação à leitura e à escrita; Práticas educativas; Crenças; Formação de professores

Abstract

As children learn to read and write, they encounter several challenges, which can be effectively addressed through the development of phonological awareness, in general, and phonemic awareness, in particular. This study evaluates the perceptions of phonological awareness on the part of in-service early childhood educators and primary school teachers, as well as final-year master's students that qualify for teaching at these levels of education. A questionnaire was applied to evaluate practices for promoting phonological awareness, as well as beliefs about its importance and teacher training needs, to which 58 in-service early childhood educators and primary school teachers participated, alongside 23 final-year students of master's courses leading to teaching qualifications for these levels of education. Based on the results obtained, gaps in practices and beliefs were identified and the importance of initial and ongoing professional training in this area is advocated.

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Author Biographies

Clara Amorim, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Escola Superior de Educação | Centro de Linguística da Universidade do Porto

Clara Amorim é doutorada em Linguística (2015) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, instituição onde se licenciou em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Português/Inglês (1998). É mestre em Linguística Geral (2003) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Já colaborou com várias instituições de ensino superior, tendo sido Professora Assistente e Adjunta do Instituto Superior de Ciências Educativas, Professora Visitante na Universidade Nacional Timor Lorosa’e e Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Atualmente é Professora Adjunta Convidada da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, investigadora integrada do Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP – UID-FCT n.º 22) e investigadora colaboradora do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED – UID-FCT n.º 5198). As suas áreas de investigação incluem a aquisição da fonologia do português como língua materna e não materna, bem como a pedagogia da escrita e da gramática. É autora ou coautora de gramáticas do português e de outros materiais didáticos, bem como de artigos de investigação.

Adelina Castelo, Departamento de Humanidades e Laboratório de Educação a Distância e E-Learning, Universidade Aberta | Centro de Linguística da Universidade de Lisboa

Adelina Castelo é doutorada em Linguística Educacional (2012), mestre em Linguística Portuguesa (2004) e licenciada em Estudos Portugueses e Franceses (1999), pela Universidade de Lisboa. Atualmente é Professora Auxiliar na Universidade Aberta, investigadora integrada na UID-FCT nº 214, Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL), e investigadora colaboradora na UID-FCT nº 4372, Laboratório de Educação a Distância e e-Learning ( LE@D), no âmbito do grupo de investigação Ensino de Línguas Online (El@n). Anteriormente, foi Assistente e Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação de Viseu, Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Macau, e também professora de Português e Francês no Colégio Mira Rio. As suas áreas de investigação e ensino incluem Linguística Educacional (Didática da Língua, Desenvolvimento de Materiais Didáticos, Aprendizagem de Línguas Assistida por Tecnologia, Ensino de Pronúncia), Aquisição de L2 e Fonologia, tendo publicado materiais didáticos para o ensino de Português Língua Estrangeira bem como capítulos e artigos de investigação.

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Published

2025-05-02

How to Cite

Amorim, C., & Castelo, A. (2025). A promoção da consciência fonológica no jardim de infância e no 1.º CEB: estudo exploratório sobre práticas educativas, crenças e necessidades formativas. Portuguese Journal of Education, 38(1), e25011. https://doi.org/10.21814/rpe.33964