A promoção da consciência fonológica no jardim de infância e no 1.º CEB: estudo exploratório sobre práticas educativas, crenças e necessidades formativas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.33964

Palabras clave:

Consciência fonológica; Iniciação à leitura e à escrita; Práticas educativas; Crenças; Formação de professores

Resumen

En el proceso de aprender a leer y escribir, los niños se enfrentan a varios desafíos, los cuales pueden minimizarse mediante el desarrollo de la conciencia fonológica, en general, y de la conciencia fonémica, en particular. Este estudio evalúa las percepciones sobre la conciencia fonológica por parte de educadores de la primera infancia y maestros de educación primaria en ejercicio, así como estudiantes de último año de cursos de maestría que conducen a la cualificación para la enseñanza en estos niveles de educación. Se administró un cuestionario para evaluar las prácticas para promover la conciencia fonológica, así como las creencias sobre su importancia y las necesidades de formación del profesorado, al que respondieron 58 educadores de la primera infancia y maestros de educación primaria en ejercicio, así como 23 estudiantes de último año de cursos de maestría que conducen a la cualificación para la enseñanza en estos niveles de educación. Basándose en los resultados obtenidos, se identificaron lagunas en las prácticas y las creencias y se defiende la importancia de la formación inicial y continua en este ámbito.

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Biografía del autor/a

Clara Amorim, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Escola Superior de Educação | Centro de Linguística da Universidade do Porto

Clara Amorim é doutorada em Linguística (2015) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, instituição onde se licenciou em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Português/Inglês (1998). É mestre em Linguística Geral (2003) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Já colaborou com várias instituições de ensino superior, tendo sido Professora Assistente e Adjunta do Instituto Superior de Ciências Educativas, Professora Visitante na Universidade Nacional Timor Lorosa’e e Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Atualmente é Professora Adjunta Convidada da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, investigadora integrada do Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP – UID-FCT n.º 22) e investigadora colaboradora do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED – UID-FCT n.º 5198). As suas áreas de investigação incluem a aquisição da fonologia do português como língua materna e não materna, bem como a pedagogia da escrita e da gramática. É autora ou coautora de gramáticas do português e de outros materiais didáticos, bem como de artigos de investigação.

Adelina Castelo, Departamento de Humanidades e Laboratório de Educação a Distância e E-Learning, Universidade Aberta | Centro de Linguística da Universidade de Lisboa

Adelina Castelo é doutorada em Linguística Educacional (2012), mestre em Linguística Portuguesa (2004) e licenciada em Estudos Portugueses e Franceses (1999), pela Universidade de Lisboa. Atualmente é Professora Auxiliar na Universidade Aberta, investigadora integrada na UID-FCT nº 214, Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL), e investigadora colaboradora na UID-FCT nº 4372, Laboratório de Educação a Distância e e-Learning ( LE@D), no âmbito do grupo de investigação Ensino de Línguas Online (El@n). Anteriormente, foi Assistente e Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação de Viseu, Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Macau, e também professora de Português e Francês no Colégio Mira Rio. As suas áreas de investigação e ensino incluem Linguística Educacional (Didática da Língua, Desenvolvimento de Materiais Didáticos, Aprendizagem de Línguas Assistida por Tecnologia, Ensino de Pronúncia), Aquisição de L2 e Fonologia, tendo publicado materiais didáticos para o ensino de Português Língua Estrangeira bem como capítulos e artigos de investigação.

Citas

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Publicado

2025-05-02

Cómo citar

Amorim, C., & Castelo, A. (2025). A promoção da consciência fonológica no jardim de infância e no 1.º CEB: estudo exploratório sobre práticas educativas, crenças e necessidades formativas. Revista Portuguesa De Educación, 38(1), e25011. https://doi.org/10.21814/rpe.33964