Sonorona o el rizoma de la cultura digital. Um estudio de caso

Autores

  • Mónica María López Gil Universidade de Cádiz
  • Félix Angulo Rasco Universidade de Cádiz

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.7048

Palavras-chave:

Literacia digital, Identidade na Rede, Juventude, Educação informal

Resumo

Este artigo apresenta o estudo de caso de Sonorona, nick de Maria, uma jovem de 22 anos com participação ativa no YouTube e em blogues. A sua realização teve como objetivo analisar a compreensão e participação que a juventude tem da/na cultura mediática e tecnológica que a rodeia. Esta finalidade encontra-se na linha dos estudos desenvolvidos por Sefton-Green(1998), Hutchby e Moran-Ellis (2001), Facer, Furlong, e Furlong (2003), entre outros, em relação às profundas mudanças que causaram o surgimento dos avanços tecnológicos, configurando mesmo o que poderia ser chamado de um novo paradigma cultural caracterizado pelo digital. As tecnologias que nos rodeiam e com que convivemos têm transformado a maneira como as pessoas se relacionam, mas também o modo como nos relacionamos com a informação e o conhecimento e como a identidade se desenvolve.

 

Palavras-Chave: Literacia digital; Identidade na Rede; Juventude; Educação informal

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Gil, M. M. L., & Rasco, F. A. (2015). Sonorona o el rizoma de la cultura digital. Um estudio de caso. Revista Portuguesa De Educação, 28(1), 9–33. https://doi.org/10.21814/rpe.7048

Edição

Secção

Artigos