Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativo

Elements of phenomenology as one of the possibilities of understanding the game as a significant human movement

Autores

  • António Camilo Teles Nascimento Cunha Instituto de Educação, Universidade do Minho
  • Aguinaldo Cesar Surdi Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Danieli Alves Pereira Marques Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elenor Kunz Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal de Santa Maria
  • Evando Carlos Moreira Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.11714

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo refletir sobre o Jogo como uma das dimensões do lúdico - a par do brincar e do competir. A reflexão vai fazer o elogio ao Jogo como um fim em si mesmo, contrariando a ideia do Jogo como um meio, um instrumento ao serviço de modelos teóricos e didáticos. O Jogo é capaz de emprestar a quem joga um movimento humano significativo, fundado a partir da concepção dialógica do movimento. Neste sentido serão apresentados alguns apontamentos que tornam o Jogo como parte essencial da Educação Física (e da educação em geral) e do movimento humano significativo; dentre eles, podemos citar a subjetividade, a criatividade, o sonho, a vontade, a possibilidade, a liberdade, … como constituintes do ser humano. 

Palavras-chave: Jogo; Movimento humano significativo; Subjetividade; Lúdico.

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Publicado

2018-12-06

Como Citar

Cunha, A. C. T. N., Surdi, A. C., Marques, D. A. P., Kunz, E., & Moreira, E. C. (2018). Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativo: Elements of phenomenology as one of the possibilities of understanding the game as a significant human movement. Revista Portuguesa De Educação, 31(2), 54–67. https://doi.org/10.21814/rpe.11714

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