A Educação Nova e o Novismo em Educação: O novo como ilusão necessária

New Education and Novism in Education: the New as Needed Illusion

Autores

  • Alberto Filipe Ribeiro de Abreu Araújo Instituto de Educação, Universidade do Minho
  • Joaquim Machado de Araújo Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Educação e Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.13719

Resumo

Este artigo assinala as vertentes utópica e ideológica da visão educativa da Educação Nova. Distingue uma perspetiva do totalmente novo fechado sobre si próprio, que se absolutiza e visa instaurar um mundo totalmente outro, e uma perspetiva do novo relativo, que reconhece as partes da novidade que estão “aí” à espera de uma formulação sistemática que as acolha e lhes dê o sentido de um todo. Um todo sempre não completo e, por isso, inconfundível com o campo da experiência e aberto a outras partes da novidade de que o todo possa carecer, mesmo que o ignore. Discorre também analítica e criticamente sobre a natureza do “novo” que a “novidade” da Educação Nova seria suposto veicular, e indaga se ele não é mais uma ilusão provocada pela crença e pelo desejo dos fundadores da Educação Nova do que, na verdade, um facto substantivo e radicalmente inovador como eles o pretendiam fazer crer. Por fim, considera as trocas mútuas da ideologia e da utopia enquanto figuras da imaginação e, reconhecendo a incorporação de partes do Novo na Escola Tradicional, identifica o impoder da Educação Nova e reafirma o Novo como ilusão necessária a um movimento de renovação pedagógica.

 Palavras-chave: Esperança; Educação Nova; Escola Tradicional; Rutura

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Publicado

2018-12-06

Como Citar

Araújo, A. F. R. de A., & de Araújo, J. M. (2018). A Educação Nova e o Novismo em Educação: O novo como ilusão necessária: New Education and Novism in Education: the New as Needed Illusion. Revista Portuguesa De Educação, 31(2), 23–36. https://doi.org/10.21814/rpe.13719

Edição

Secção

Artigos