A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacy

Autores

  • Antonia Darder Loyola Marymount University, USA
  • Sharon Cronin Goddard College, USA

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.14805

Resumo

O artigo analisa o modo como o uso de uma pedagogia bicultural crítica da dança com as comunidades oprimidas dos Estados Unidos pode apoiar o desenvolvimento da literacia cultural das crianças, das suas famílias e das comunidades. No centro desta análise específica está a prática afro-porto-riquenha da Bomba pelo Grupo Bayano numa comunidade em Seattle, onde a dança serve como meio pedagógico para aprender a ler o mundo. Como tal, uma pedagogia bicultural crítica da dança funciona para apoiar o processo de bi-aculturação das crianças pequenas, através do uso do corpo de modos culturalmente diferenciados e transformadores.

Palavras-chave: Pedagogia crítica; Literacia crítica; O corpo; Biculturalismo; Pedagogia da dança

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Darder, A., & Cronin, S. (2018). A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacy. Revista Portuguesa De Educação, 31(Especial), 26–41. https://doi.org/10.21814/rpe.14805