Direitos humanos e violência nas escolas: desafios do trabalho em rede

Autores

  • Ana Maria Eyng Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.3255

Resumo

A garantia de direitos constitui-se na principal via para a superação das violências nas escolas. Tal proposição supõe trabalho em rede e requer esforços conjuntos. Embora a escola se constitua em espaço estratégico na efetivação da rede, as ações protagonizadas a partir da e na escola são ainda frágeis. Essa constatação motiva o estudo aqui relatado, que investiga as percepções de gestores escolares, professores, pais e conselheiros tutelares sobre a rede de proteção na garantia de direitos de crianças e adolescentes. A apresentação e a discussão dos dados empíricos são analisadas abordando as tensões entre violências e garantia de direitos nas escolas e a
rede de proteção na garantia de direitos. Os resultados do diagnóstico, apresentado nesse estudo, permitem esboçar ações estratégicas, no fortalecimento dos sujeitos para as múltiplas configurações que o trabalho de proteção e garantia de direitos demanda a partir da escola.

 

Palavras-chave
Políticas Educacionais; Violências nas escolas; Garantia de direitos; Rede de proteção de direitos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Eyng, A. M. (2013). Direitos humanos e violência nas escolas: desafios do trabalho em rede. Revista Portuguesa De Educação, 26(2), 245–266. https://doi.org/10.21814/rpe.3255

Edição

Secção

Artigos